Senso de Autodisciplina (Shitsuke): a busca pelo autodesenvolvimento e a consolidação dos 4S anteriores

Senso de Autodisciplina (Shitsuke): a busca pelo autodesenvolvimento e a consolidação dos 4S anteriores

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de acompanhar o funcionamento dos quatro primeiros sensos da metodologia 5S em nosso blog. Por último e não menos importante, restou o quinto senso, o de autodisciplina (shitsuke), o qual busca uma consolidação dos 4S anteriores, além de um desenvolvimento pessoal. Você se sente culpado por não possuir certos hábitos fundamentais no âmbito empresarial? Continue lendo a matéria e descubra mais sobre o quinto senso, o qual será capaz de te ajudar!

O que é o Shitsuke, o senso da Autodisciplina?

O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilizaçãoorganizaçãolimpezapadronização. Tudo o que foi trabalhado durante os quatro sensos iniciais agora necessita ser verificado e aperfeiçoado. Sendo assim, esse senso não se trata, por exemplo, de um padrão que deve ser seguido a qualquer custo, de forma imposta, mas sim de uma disciplina que deve ser seguida com devido respeito ao espaço e ao tempo de cada um.

A implementação do senso de autodisciplina é um processo lento e de autoconhecimento. Diferente do senso anterior, padronização, que são definidas maneiras corretas de agir e modos para fiscalização, a autodisciplina é percebida quando, sozinho, sem que ninguém esteja observando, realiza-se aquilo que deve ser feito ordenadamente. Agora é hora de desenvolver o autocontrole, ser paciente e persistente, buscando sempre as metas definidas e respeitando a vontade alheia. Nota-se que, consequentemente, o autodesenvolvimento também é alcançado, haja vista que características comportamentais também são aperfeiçoadas ao passo que se busca as metas.

Valores constantemente utilizados em uma equipe

E qual a relação entre o senso da Autodisciplina com o Lean Manufacturing?

Há uma relação muito próxima e complementar entre esses dois conceitos, até porque ambos os conceitos surgiram no Japão após a Segunda Guerra Mundial. O Lean Manufacturing é o termo americano que significa Manufatura Enxuta e é o modo mais lógico para o desenvolvimento de uma empresa que possui a intenção de agilizar a produção, de reduzir custos e desperdícios e de melhorar o ambiente de trabalho. Saiba mais sobre a Manufatura Enxuta nesta matéria. Ou seja, os quatro sensos iniciais tratam de alguns desses aspectos da Manufatura Enxuta, enquanto que, com a aplicação do senso de Autodisciplina, é hora de parar e fazer os seguintes questionamentos:

Há algum material fora de lugar?

Os itens utilizados constantemente estão com um fácil acesso para os colaboradores?

O ambiente de trabalho está se mantendo limpo constantemente?

Ou seja, são questionamentos que revisam a implementação dos demais sensos, objetivando criar um hábito em todos os colaboradores em checar se os sensos estão sendo aplicados da forma correta e eficaz. Consequentemente, a autodisciplina acaba impactando um desenvolvimento pessoal do colaborador, já que constantemente busca-se o autocontrole das suas ações durante sua rotina, o que permite o desenvolvimento de bons hábitos.

É de extrema importância também que, no âmbito empresarial, o senso da Autodisciplina seja aplicado de forma que as pessoas aprendam e possam ensinar o próximo, fazendo com que seja disseminado os bons e novos hábitos. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a se desenvolver e melhorar seus hábitos, maior será o número de pessoas a serem contagiadas com esse ato saudável. Consequentemente, práticas errôneas referentes aos 4S anteriores também poderão ser corrigidas em conjunto, podendo-se criar em conjunto maneiras de não repetir essas práticas.

Colaboradores em um ambiente de trabalho

“Ensinar os novos e reciclar os conhecimentos”

Essa frase é de extrema importância nesse senso. Primeiramente, muitas empresas acabam tendo o receio de aplicar a metodologia 5S por conta da rotatividade de funcionários. Entretanto, em uma empresa com uma cultura e valores concretizados, os bons hábitos não se perdem com a chegada de novos colaboradores. Muito pelo contrário, os recém chegados acabam tendo que se adaptar ao novo ambiente de trabalho e com o auxílio daqueles que já praticam os bons hábitos constantemente não se torna algo complexo. Logo, nota-se a importância de se ter uma cultura e valores bem cimentados. Tal consolidação essa que pode ser trazida através da aplicação da metodologia 5S. Ademais, os conhecimentos benéficos adquiridos durante os turnos de trabalho devem ser reciclados, em situações em que boas práticas acabaram “se perdendo” durante as rotinas dos colaboradores.

Como ele se aplica na prática?

O último senso dessa metodologia não é algo que se é conquistado com facilidade ou rapidez, exigindo paciência e inteligência para que seja realizado com êxito. Para que isso aconteça, é fundamental que os conhecimentos obtidos na aplicação dos 4 sensos anteriores passem a fazer parte da cultura organizacional da empresa, sendo observado e aplicado diariamente, para que assim se torne um hábito saudável dentro do ambiente de trabalho. Dessa maneira, é necessário que ocorra quebra de paradigmas e costumes rotineiros existentes que atrapalham o lean manufacturing, o que pode se apresentar como um grande desafio para a empresa.

Com a Autodisciplina alcançamos as realizações pessoais
Com a Autodisciplina alcançamos as realizações pessoais

Uma estratégia para o funcionamento do último senso é organizar reuniões periódicas com o objetivo de se analisar e discutir como os 4 sensos anteriores tem obtido lugar no dia a dia corporativo da sua empresa, pontuando falhas que necessitam ser corrigidas. Outras práticas da autodisciplina são:
-introduzir auditorias pelos gerentes – para certificação do que foi conquistado;
-desenvolver a comunicação interna – peça chave em uma empresa bem organizada;
-apresentar, para novos funcionários, a metodologia 5S – é preciso recordar continuamente a metodologia;
-incentivar os colaboradores na criação de suas próprias rotinas – fator fundamental para o desenvolvimento da autodisciplina.

Seu time trabalhará motivado com a metodologia 5S
Seu time trabalhará motivado com a metodologia 5S

Case de sucesso: SOLENIS

A aplicação do último senso se mostrou muito significativa na prática quando a Química Jr realizou um projeto 5s, em 2018, na empresa Solenis, uma multinacional de produtos químicos localizada na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo.

Para que o resultado fosse o mais qualitativo o possível, nossa empresa realizava visitas mensais a empresa para que pudéssemos observar como estava ocorrendo a implantação dos sensos no dia a dia da empresa, em espécie de assessoria. Como a metodologia 5s e mais especificamente o último senso é algo que demanda tempo e prática, nos primeiros meses notou-se  uma lenta evolução no progresso da empresa. Contudo, com o passar do tempo, a implementação do último senso começou a se tornar cada vez mais evidente, o que fez com que a aplicação da metodologia 5s fosse implementada na empresa com grande qualidade, o que melhorou o ambiente de trabalho demasiadamente.

Conclusão

A partir do estudo de todos os 5 sensos da metodologia 5s, se torna perceptível o quanto cada senso tem um papel importante na implementação da metodologia, que irá impactar diretamente no ambiente de trabalho e nas atividade rotineiras da empresa. O texto acima mostra como o último dos sensos, o senso da autodisciplina, é de extrema importância para que a metodologia seja implementada com qualidade, pois é ele que irá tornar possível que todos os sensos anteriores obtenham o êxito almejado. Dessa maneira, o ambiente corporativo irá se tornar muito mais agradável, limpo, organizado e prático, o que irá ajudar com que o trabalho seja mais produtivo. Ficou interessado pela metodologia 5S? Baixe nosso E-book de 5S e Fale conosco. 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos