Senso de Organização (Seiton): Melhore a disposição de seu negócio e alcance suas metas

Senso de Organização (Seiton): Melhore a disposição de seu negócio e alcance suas metas

Em nosso último texto, falamos a respeito do Seiri (senso de Utilização), primeiro senso da metodologia 5s. Dessa forma, trataremos nesse texto o segundo senso da metodologia, o Seiton (senso de organização).

 

A metodologia 5s baseia-se na busca por uma melhoria contínua, sendo uma das ferramentas utilizadas dentro da filosofia do lean manufacturing. É composta por 5 sensos, sendo estes:

-Seiri (senso de utilização);

-Seiton (senso de organização);

-Seiso (senso de limpeza);

-Seiketsu (senso de padronização);

-Shitsuke (senso de disciplina).

A implementação do 5s leva a uma mudança de cultura acarreta no aumento da produtividade

 

Caso esteja interessado em saber mais a respeito dessa metodologia, acesse nosso e-book por meio deste link.

Seiton

Seiton é o segundo senso da metodologia 5s, sendo este o senso de organização. Sua principal característica é a redução do tempo do processo produtivo, devido às atividades implementadas através dele, que seriam a organização do espaço, de forma a priorizar e estabelecer o local em que cada material, ferramenta ou objeto deve estar. 

A organização pertencente às atividades desse senso, não dizem respeito apenas ao ambiente físico do local, mas também o ambiente virtual, de forma a diminuir o tempo gasto com a procura de arquivos nos computadores do local de trabalho.

Mas por que devemos organizar? A resposta para essa pergunta é simples, basta analisar em âmbito pessoal como funcionam as áreas organizadas.

Todos queremos dinheiro no bolso, boa alimentação e tempo para desfrutar com atividades e pessoas de quem gostamos, e todas essas coisas são adquiridas através de uma boa organização. Através disso cria-se uma cultura de organização que proporciona resultados como diminuição do estresse, devido a clareza e monitoramento buscado para as ações ao longo do dia, tempo para cuidar devidamente da saúde, pois também busca a otimização do tempo.

Estabelecimento de atividades, cronogramas, orçamento e controle são palavras que muitas vezes parecem difíceis e não aplicáveis, trazendo por fim o objetivo do texto de hoje: mostrar como os resultados do Seiton fazem a diferença na sua organização, trazendo grandes benefícios como os que são tragos por ser organizado pessoalmente.

A organização por etiquetas torna ainda mais eficiente o processo produtivo

 

O Seiton se conecta com o Seiri de forma consequente, analogamente a se mudar para uma casa nova, o primeiro passo seria a separação dos itens realmente utilizáveis (na antiga casa) e o segundo seria a organização desses itens no novo ambiente, evitando-se o esforço e tempo gasto para organizar ferramentas, materiais e objetos não úteis para o local.

É importante ressaltar que ambos os sensos devem ser retomados continuamente, devido a possíveis novos processos implementados e obtenção de novos materiais para a organização, e também uma das principais características da metodologia 5s a busca pela melhoria contínua.

Objetivos e Aplicações

Os principais objetivos do senso de organização estão ligados a redução do tempo de produção e na melhora do ambiente de trabalho. Sendo majoritariamente:

  • Otimização na procura de arquivos, documentos, materiais e objetos:

Tendo os itens identificados e alocados em seus devidos lugares, não existe a necessidade de gastar energia para procurar estes. Assim, um ambiente organizado proporciona maior agilidade e facilidade na obtenção do que os colaboradores precisam, proporcionando um ambiente de trabalho mais desenvolto e confortável para o trabalhador.

  • Redução do tempo de produção:

Com o local devidamente organizado, a facilidade e agilidade na obtenção dos materiais, objetos e arquivos necessários pelos funcionários faz com que estes não desperdicem tempo na procura do que se quer utilizar no momento. Desta forma, o tempo é otimizado e temos um aumento significativo na produtividade, visto que não demanda tempo desnecessário com itens perdidos.

  • Aprimoramento do armazenamento:

Além da organização dos materiais e artefatos, é necessário arrumar também mesas e prateleiras no espaço físico, proporcionando um ambiente onde os itens necessários seriam dispostos segundo critérios de disponibilidade. Esse critério corresponderia a relação entre o armazenamento e o local de utilização, visto que a proximidade deve ser priorizada a fim de otimizar a produção.

Outro princípio utilizado para o armazenamento, como por exemplo para organizações que utilizem material perecível, se dá pela disposição dos itens na prateleira, itens mais velhos colocados a frente de mais novos a fim de promover o consumo completo destes dentro do prazo de validade. Alcançando assim o aprimoramento do tempo gasto no processo produtivo e evitando desperdícios (financeiros ou ambientais), visando a sustentabilidade.

Vale ressaltar que as aplicações e objetivos citados vão além do espaço físico, abrangendo o virtual também. Sendo assim, uma rede de computadores organizada para suas respectivas funções e áreas, permite  uma otimização no tempo gasto para a procura de arquivos ou dados, de forma a evitar muitas vezes o tão presente estresse no ambiente de trabalho e também otimizar o tempo, aumentando a produtividade esperada das tarefas que incluem computadores.

Case de Sucesso: Como o Seiton mudou a cultura da Solenis

Em 2018 a Química Jr. foi chamada para um desafio: implementar a cultura da metodologia 5S e do lean manufacturing, através de um treinamento para os colaboradores da planta da Solenis de Araraquara. A multinacional da área de química havia adquirido uma empresa familiar que ainda não tinha a cultura do 5S implementada e veio atrás do nosso time para que auxiliássemos no processo.

Membros da Química Jr. na planta da Solenis em Araraquara-SP após realização de um inventário

 

Através de treinamentos por setores para implementação de cada senso, acompanhados de uma auditoria para a aprovação do S, realizamos um serviço personalizado para a empresa de forma que atendesse as necessidades do cliente.

Como uma mudança na cultura organizacional é um processo longo, o resultado não foi imediato, porém quando voltamos lá para auxiliar mês a mês no inventário cíclico da empresa durante todo ano de 2018, a mudança gradual foi perceptível. Nos primeiros meses a dificuldade de achar os produtos que devíamos contar era grande, e o processo levava em torno de 10 horas para concluir a quantificação dos itens solicitados, pois os produtos e matérias-primas não se encontravam onde deveriam estar. Já nos últimos meses do ano, todo serviço levava em média 6 horas, visto que os produtos estavam sinalizados com etiquetas e os corredores e prateleiras identificados por letras e números.

E não só isso, a mudança no comportamento dos colaboradores foi destacada, pois estes passaram a se cobrar pela organização das coisas e ver que a diminuição do tempo de procura de produtos e matérias-primas era benéfica para o serviço deles, e o gestor da planta buscava sempre otimizar a organização, investindo em faixas sinalizadoras para colocação de pallets e embalagens no chão de cada setor.

Se você vem buscando formas para otimizar seu processo produtivo, melhorar o ambiente de trabalho e promover uma cultura de melhoria contínua na sua empresa, não deixe de utilizar o 5s! São 5 sensos que mudarão sua organização, e não se esqueça de que os passos são interligados. O segundo deles, seiton (senso de organização), depende da execução do primeiro para poder atingir seus principais objetivos: agilidade na procura de itens, diminuição do tempo produtivo e aprimoramento do armazenamento. No entanto para melhorar ainda mais os resultados e torná-los efetivos, os outros 3 sensos são de extrema importância.

Depois de toda a explicação, conseguiu ver todos os benefícios que a organização traz? Se ainda preocupa-se em como chegar nessa etapa ou como prosseguir após ela, fique atento ao nosso blog, pois nele serão explicados os demais sensos da metodologia, visando a melhoria na organização. Se ainda não leu o nosso texto sobre o senso de utilização, não deixe de conferir clicando neste link.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos