Senso de Utilização (Seiri): 6 Perguntas para ajudar na aplicação em seu negócio

Senso de Utilização (Seiri): 6 Perguntas para ajudar na aplicação em seu negócio

O senso de utilização, também conhecido como Seiri, é um dos cinco sensos da metodologia 5s. Tal metodologia, inserida no contexto do lean manufacturing, é trabalhada pela Química Júnior dentro de corporações, através de treinamento a fim de alcançarem a melhoria contínua.
Com o intuito de explanar ao nosso leitor, dedicaremos as próximas semanas para detalhar cada um dos cinco sensos da metodologia 5S. Ficou interessado? Mergulhe nessa leitura!

metodologia 5S e o Lean Manufacturing buscam a otimização de qualquer processo produtivo, ou seja, aumentar a produtividade dentro da empresa. Existem 8 problemas que o Lean Manufacturing busca reduzir ou até acabar, que são:

 Produtos defeituosos
– Produção excessiva
– Estocagem
– Movimento excessivo dentro da empresa
– Transporte desnecessário
– Espera ou Ociosidade
– Etapas desnecessárias na produção
– Ideias não aproveitadas

A desorganização numa planta produtiva acarreta muitos problemas: movimento excessivo, transporte desnecessário e estocagem impactando diretamente na queda da produtividade

A busca pela melhoria contínua segue alguns parâmetros. Na metodologia 5S, esses parâmetros são chamados de sensos, totalizando 5 destes, que são:

 Senso de Utilização
– Sendo de Organização
– Senso de Limpeza
– Senso de Padronização
– Senso de Disciplina

Estes sensos estão presentes no Lean Manufacturing com o objetivo de uma manufatura enxuta, diminuindo desperdícios, aumentando a produtividade e evitando esforço desnecessário dentro da planta produtiva, sempre buscando uma melhoria contínua para a empresa. Você pode conferir aqui um pouco mais sobre os benefícios do Lean Manufacturing.

Logo, com a aplicação dessa linha de pensamento, percebe-se uma mudança cultural nos trabalhadores da empresa, desde os líderes até os funcionários que atuam no chão de fábrica. Para tanto, deve ser levado em conta alguns aspectos da empresa ou indústria em si.

Nesse texto detalharemos melhor o Seiri, Senso de Utilização na metodologia japonesa 5S.

Homem em uma empilhadeira armazenando produtos

O Seiri

Um dos sensos do projeto 5S oferecido pela Química Júnior é o seiri. O Seiri representa o senso de utilidade, cujo objetivo é reduzir o desperdício através da retirada de objetos desnecessários do ambiente em que se realiza um determinado trabalho/atividade.

Quando se fala em objetos desnecessários, estes podem se aplicar a qualquer ambiente. Em uma pequena empresa pode haver uma comunicação interna desatualizada, em um banco podem ter arquivos desorganizados e acumulados. Por isso, por mais simples que seja a interpretação desse senso, a execução do senso de utilização torna-se uma pedra no sapato quando não realizada corretamente.

Objetivos e aplicações

Como você já deve ter percebido, o objetivo do seiri é identificar e eliminar objetos desnecessários no ambiente de trabalho. Com esta aplicação, a organização conquista vários benefícios que melhoram a execução das atividades de rotina diária de seu negócio. Entre algumas melhorias podemos citar:

 Otimização do espaço no ambiente de trabalho: Uma limpa em setores como de arquivos ou de peças por exemplo, permite a abertura de novos espaços para a realização de outras atividades no ambiente.

 Reparo e reutilização de máquinas e ferramentas quebradas: Com o passar do tempo muitas máquinas perdem sua utilidade ou quebram. Estas são deixadas de lado e podem ocupar espaços que atrapalham toda a linha de produção. Todavia alternativas como o reparo e a venda dessas para outras empresas proporcionam além da redução de objetos indesejáveis naquele local uma receita obtida pelo material reciclado.

– Além disso, tópicos como maior produtividade dos funcionários, menor índice de lesões de funcionários e principalmente as já citadas melhorias no ambiente de trabalho também são resultados da aplicação deste S.

O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali. Para isso, são coletados dados e organizados de forma didática e simples para o entendimento de todos que estão no ambiente.

Case de Sucesso: Solenis

Química Júnior realizou em 2018 um projeto de 5S na empresa Solenis. A Solenis, anteriormente Ashland Water Technologies, é uma multinacional de produtos químicos especiais para os mercados de celulose, papel, petróleo e gás, processamento químico, mineração, biorrefino, energia e municipal. O projeto foi realizado na sede da Empresa em Araraquara/SP.

Para a execução, nossa empresa fundamentou-se na ideia do senso de utilização de reduzir ao máximo a quantidade de objetos e utensílios que não eram essenciais para a execução das tarefas. Logo, orientou-se tudo o que não estava sendo utilizado deveria ser guardado ou descartado para que só o necessário ocupe espaço. Desse modo, foi proporcionado maior agilidade para encontrar e usar aquilo que é realmente essencial.

Como identificar?

Para identificar falhas perguntas como estas listadas abaixo ajudam na construção do senso de utilização no seu negócio

1. Há materiais sendo desperdiçados?
2. As ferramentas que estão nos locais de trabalho são as ferramentas certas? Estão quebradas?
3. As manutenções das máquinas, ferramentas e da estrutura física estão devidamente programadas?
4. 
O Senso de Utilização foi realizado em algum banco de dados digital?
5. 
As áreas em comum, tais como cozinha, banheiros, vestiários, pátios estão em ordem?
6. 
Quando necessário, os colaboradores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)?

Benefícios esperados e considerações:

É imprescindível que o senso de utilização seja aplicado de maneira correta para gerar resultados positivos. Um dos benefícios esperados é a liberação de espaço no ambiente. Com a organização e descarte dos objetos, certamente o ambiente ficará mais propício para a realização de outras atividades e também no fluxo de pessoas, evitando assim o acúmulo perigoso que influencia diretamente na segurança do trabalho do seu negócio. Você já ouviu falar em Mapeamento de Riscos? A Química Júnior também realiza esse serviço.

Outro ponto a ser destacado com esta organização é a disponibilidade de ferramentas  para outros funcionários e setores. Imagine um setor “X” de uma empresa que há por exemplo 20 computadores, todavia são utilizados somente 15. A empresa planeja a abertura de um novo setor, que necessitará de 15 computadores. Uma das alternativas é verificar quais são as máquinas que não estão sendo utilizadas e fazer o repasse para outros setores. Muitas vezes a compra de novos equipamentos pode ser desnecessária. Com o remanejamento de ferramentas seu negócio reduz o orçamento e se compromete com a sustentabilidade.

Para complementar, estudos apontam que ambientes de trabalho organizados e limpos promovem a performance dos seus colaboradores. Alinhado esse fator com a cultura de seu empreendimento notoriamente irá gerar resultados positivos.

Pontos para refletir:

Cuidado para, no entusiasmo, não descartar materiais reaproveitáveisdocumentos importantes ou históricos. Certamente esse é um dos erros mais cometidos na concepção errada do senso. O descarte de materiais e documentos, a primeiro momento, pode significar a otimização dos espaços. No entanto, no futuro o descarte errado pode trazer problemas como a emissão de segunda vida de determinado documento por exemplo. Pratique o conceito de “um é melhor”, ou seja: uma máquina, um arquivo, uma cópia de cada documento, um original de cada documento. Para isso, verifique também a temporalidade dos documentos.

Homem pensando diante de um painel de organização.

Viu como o senso de utilização, o primeiro dos 5S é importante? Continue acompanhando as próximas postagens do nosso blog para ficar por dentro dessa técnica.

Quer um treinamento na sua empresa? Entre em contato.

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