O que fizemos em 2019?

O ano de 2019 foi um ano de muitas conquistas para a Química Jr., no qual conseguimos pelo quarto ano consecutivo atingir nossas metas, realizamos projetos que impactaram diversas realidades a nossa volta e conseguimos otimizar nossos processos internos.

Assim como fizemos em 2018, vamos explorar alguns momentos marcantes de 2019, que representaram todo avanço da Química Jr. neste ano!

Projeto Verde

Com mais um ano de parceria com a Prefeitura de Américo Brasiliense, pudemos por mais um ano seguir compensando o impacto ambiental de eventos e empresas, além de levar a conscientização ambiental para os nossos clientes e também as crianças das escolas da cidade de Américo Brasiliense, que participam dos plantios.

Este ano realizamos o plantio do projeto realizado no InterOdonto 2018, que resultou em quase 150 mudas plantadas, e também o plantio do projeto realizado em 2018 na Prefeitura de Américo Brasiliense), no qual foram plantadas 200 mudas de árvores.

Membro da Química Júnior realizando o Plantio do PV.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo realizamos o projeto no maior congresso da América Latina organizado por estudantes, o VIII Congresso Farmacêutico da Unesp e V Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Em que compensamos mais de 26 toneladas de CO2, que resultou em 200 árvores.  E ainda estamos realizando o projeto na empresa Endalfa, projeto que será finalizada em 2020.

Mapas de Risco

Outro projeto de nossa carta de serviços que executamos em 2020 foi o mapeamento de riscos, serviço que visa a criação de hábitos de segurança dos trabalhadores através de um levantamento qualitativo dos riscos existentes no local de trabalho.

Pudemos realizar mapas de riscos em diferentes locais, como no Flipper Lanches em Assis-SP, na cafeteria Prazer em Pedaços e também no Centro Acadêmico da Engenharia Química da Unesp Araraquara, dessa forma proporcionando melhores condições de trabalho para os colaboradores destes locais.

Processo de Vendas

Para alcançar mais e melhores resultados em 2019 percebemos que era necessário tornar o nosso processo de vendas mais rápido, dessa forma o departamento de relações comerciais juntamente com o departamento de projetos trabalhou incansavelmente para conseguir estruturar isto da melhor forma possível.

Tudo começou com o mapeamento de quem fazia parte deste processo, onde encontramos formas de reduzir o número de áreas necessárias dentro dele, desta forma o departamento de projetos passou a ter responsabilidade pelo orçamento dos projetos. Além disso, o departamento de projetos também buscou entender ao máximo nossa carta de serviços com o objetivo de reduzir ao máximo o tempo de viabilidade dos projetos.

Equipe em treinamento - TEJ 2019.1

Passando por erros e acertos, o departamento de relações comerciais conseguiu reduzir o número de etapas do nosso funil de vendas, deixando este mais objetivo e fácil de executar e entender, bem como testou diversos meios para conhecer melhor nosso mercado. Dessa forma, chegamos ao fim do ano conhecendo muito melhor nosso público-alvo e nossos projetos e tendo a capacidade de terminar o processo de vendas o mais rápido possível.

Blog

Após a reestruturação de nosso site em 2018, o departamento de comunicação começou o ano com o desafio de reestruturar o blog da empresa, dessa forma foi definida uma periodicidade de postagem e o departamento começou a estudar como funcionava o funil de um blog, aprendendo sobre textos de topo, meio e fundo de funil.

Assim, após conseguir atingir uma periodicidade de um texto a cada semana e definir temas para os textos a cada fim de mês, obtivemos sucesso em atingir muitas pessoas com nossas postagens, fechando o ano com mais de setenta mil acessos em nosso site principalmente através do blog da empresa.

Desta maneira, hoje conseguimos entender muito melhor nosso público e o desafio maior para 2020 é aumentar a conversão através desta plataforma.

Endomarketing

Ter colaboradores motivados, engajados bem informados é um dos maiores diferenciais que qualquer empresa pode ter para seu crescimento. Investir nos colaboradores da empresa é fundamental visto que eles possuem contato diário com todos os processos e isso os qualifica para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral. 

O endomarketing foi implantado em 2019 na Química Júnior de maneira efetiva e já vem gerando resutados. Foi criado o perfil da mascote “Abba Leia” no Facebook, cujo o objetivo inicial era de motivar os membros através de publicações de aniversário, destaques da semana (tridente), por exemplo. Esta ferramenta foi fundamental para a organização interna da QJ visto que o impacto foi visto diretamente na motivação dos membros. 

Perfil da Abba no Facebook

Também, neste ano, foi criado o Tridente. A passagem do mesmo consiste em semanalmente reconhecer quem foi o destaque por realizar uma ação que impactou o time, as passagens são realizadas em todas Reuniões Gerais.

A QJ visando em solidificar a identidade visual e promover o endomarketing, investiu na confecção de uma nova bandeira. A bandeira com visual moderno atrai a atenção por onde passa, gerando vários flashes e integrações. 

Empresa Júnior Reviravolta

No dia 14 de dezembro de 2019, aconteceu o Prêmio FEJESP 2019 que premia os destaques do Estado de São Paulo no MEJ. Após meses de prospecção e incertezas, a Química Júnior cumpriu com todas suas metas, conceituando-se como Tetra Alto Crescimento, Impacto e Conectada nos parâmetros da Brasil Júnior.

A surpresa maior foi quando a QJ recebeu o título de Empresa Júnior Reviravolta do Estado de São Paulo, fator esse que realizou o time e o propósito conjunto em subir ao palco da premiação naquela noite.

Química Júnior no palco do Prêmio FEJESP

Para 2020, é necessário cada vez mais despertar o senso de inconformismo e fortalecer nossa cultura. E estaremos junto com vocês, clientes, professores, parceiros e amigos oferecendo o que há em melhor.

Vamos Mergulhar?  A Química Júnior deseja a todos próspero Ano Novo.