Consultoria: Conhecimento Especializado

Consultoria, definido como a habilidade de tratar de assuntos técnicos de certa especialidade. Em outras palavras, a consultoria é um serviço especializado em determinado assunto. Também definido como aconselhar, dar uma consulta, ou o local de trabalho de consultores. Mas de onde surgiu este conceito?

Mesa Corporativa

Histórico das Consultorias

A primeira firma de consultoria administrativa foi criada em 1886 por Arthur Dehon Little, especializada inicialmente em pesquisas técnicas.

Arthur era contra a qualquer tipo de sistematização com relação às ideias desenvolvidas para solucionar problemas, tendendo a buscar em cada caso uma solução única.

Enquanto outros consultores tomavam muito menos riscos, lidando com situações já conhecidas, transpondo ideias de uma organização a outra, logo o segmento cresceu durante um tempo sobre a homogeneidade em vez da inovação.

A primeira consultoria administrativa a prestar serviços tanto para a indústria quanto ao governo, foi a Booz Allen Hamilton, fundada em 1914, enquanto que a primeira consultoria administrativa e estratégica pura foi a McKinsey & Company.

Com o surgimento da estrutura departamental na Dupont, dependendo de cada linha de produtos desenvolvida, esta inovação administrativa teve impacto transmitido através das indústrias.

Entre as décadas de 40 e 60, as firmas de consultoria contribuíram no aumento de estruturas multi departamentais das empresas. A partir da metade dos anos 60, começaram a pender para desenvolvimentos estratégicos em vez dos estruturais.

Aperto de mãos entre empresários.

Curiosidades sobre Consultorias

É curioso saber que até a década de 60, considerava-se a consultoria algo como sinal de fraqueza na indústria. Mas com a publicização de firmas europeias, a visão sobre elas começou a mudar.

Essas firmas europeias que começaram a declarar publicamente que estavam utilizando os serviços de consultorias americanas, fez com que a área fosse legitimada como forma clara de desenvolvimento de soluçõesestratégias, ou para o crescimento das próprias empresas.

Por que me consultar?

De acordo com um artigo do SEBRAE, de 2018:

“A transformação digital trouxe uma nova era para as empresas de todos os segmentos — não só de tecnologia —  e as empresas que não se reinventarem correm o risco de serem deixadas para trás pelos concorrentes. Mas muitas vezes o empreendedor não sabe por onde começar ou não tem expertise suficiente em determinadas áreas, e por isso é importante contar com profissionais especializados…”

Entender o contexto em que vivemos é de extrema importância, assim como conhecer as possibilidades de melhoria, ou resolução de problemas.

Um novo olhar sobre um problema antigo, pode levar a novas soluções e a mudanças benéficas.

Se encarado com um problema técnico cujo conhecimento para resolver não está disponível nos recursos humanos da sua empresa, o que faria?

O Caso do Márcio

Vamos tomar de exemplo a estória de Márcio, sua empresa de doces estava crescendo, ano a ano estavam faturando cada vez mais.

Mas um dia os testes da água que utilizavam em seus produtos identificou que havia a presença de microrganismos, logo o tratamento de água da cidade não estava sendo adequado, e teria de parar sua produção.

Para diminuir o tempo que levaria até que o problema fosse resolvido no sistema público, resolveu que iria estabelecer uma maneira de tratar a água que chegava a empresa, dentro da mesma.

Mas não sabia quais equipamentos comprar ou que processos utilizar. Procurou na internet alguns processos, mas acabou que não eram aprofundados ou detalhados o suficiente para aplicar.

Homem pensativo olhando um mural

Durante essa pesquisa também se deparou a um serviço de consultoria química em sua região, uma vez que precisava resolver esse problema assim que possível, entrou em contato com a empresa.

Uma vez esclarecido o problema, foi desenvolvido uma proposta, e fecharam um contrato. Após o período estabelecido, tinha em mãos um relatório detalhado de como aplicar um novo tratamento de água adequado para sua empresa, e mais uma vez conseguiu retomar a produção.

Tem um problema assim como o Márcio? Entre em contato conosco, para que possamos juntos lidar com ele!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos