Produtividade e Tempo

administração do tempo é algo necessário na sociedade atual. Com planejamento e boas práticas é possível tornar seu tempo mais produtivo e eficiente. Você organiza bem seu tempo no dia a dia? Manter em dia a relação tempo-produtividade não é uma tarefa fácil. No entanto, hoje á métodos que ajudam nessa organização. Você os conhece? Mergulhe nessa leitura.

O TEMPO

Para alguns, o tempo é o nosso bem “mais precioso”. O tempo é um bem fornecido de maneira finito para todo, um recurso escasso para aqueles que não sabem se organizar e diferentemente de todas as outras riquezas, não pode ser acumulado.

"É preciso colocar o tempo na mesa e organizá-lo". Na foto: Homem com relógio.

"É preciso colocar o tempo na mesa e organizá-lo". Na foto: Homem com relógio.

A PRODUTIVIDADE

A ideia de produtividade passou a ter grande importância durante a Revolução Industrial, período o qual se passou a construir a ideia que a produtividade está relacionada a aspectos como produzir algo rentável, ou seja, uma maneira de mensurar o material gasto em sua concepção, a forma que ele foi feito (mão de obra) e o feedback para saber se o produto foi bom ou ruim.

Graças a esse pensamento de ideia de esforço x tempo gasto, começamos a achar que a produtividade está ligada a se esforçar muito em várias coisas e estar sempre ocupado. Se você, leitor,  se esforça em muitas coisas ao mesmo tempo, não terá tempo para pensar. Como mudar isso? Como ser mais produtivo? A organização é primordial como respostas desse questionamento.

Como tornar o tempo mais eficiente?

Existem algumas técnicas conhecidas para isso. Para um estudante de cursinho, pode ser válido usar a técnica do Pomodoro para os dias de estudo, na qual a pessoa se mantém focada e concentrada por 25min e faz um intervalo maior (de 15 a 30min). Essa técnica foi desenvolvida por um italiano chamado Francesco Cirillo que utilizava um timer em formato de tomate, a tradução da fruta para o idioma italiano é pomodoro, para administrar o tempo.

Além desse método, uma lista de coisas a fazer ou to do list, no inglês, pode te ajudar a economizar o tempo, pois, você já sabe o que fazer e não precisa perder tempo pensando no que deve ser feito. Aliás, é possível fazer a lista de acordo com a prioridade das atividades a serem realizadas, colocando tarefas inadiáveis e/ou que precisam de uma atenção maior na frente das tarefas que podem ser feitas depois, porém, sem procrastinação e sim, com planejamento das atividades que serão feitas.

Lembrando que procrastinação é o ato de deixar as atividades de lado, para serem feitas depois. Isso acontece normalmente quando não há planejamento das atividades ou se ele foi feito de forma errônea, deixando a pessoa sobrecarregada com os afazeres, podendo levar à desmotivação. Quando desmotivada, a pessoa não realiza seus trabalhos com excelência.

Existem vários aplicativos para smartphones que podem ser utilizados para ajudar a se organizar, mas também pode ser utilizado o bom e velho bloquinho de notas de papel e uma caneta. Faça como preferir para poder se organizar e ter mais tempo livre ou para ser uma pessoa mais produtiva. Para realizar o método pomodoro, não é necessário possuir um cronômetro em forma de tomate, qualquer relógio, ou cronômetro ou timer pode servir.

Desse modo, quando as técnicas são utilizadas em conjunto, seu dia a dia se torna muito mais produtivo, realizando mais atividades em um período de tempo menor do que o que se faria sem a organização, sobrando tempo para lazer ou para a realização de algum hobby ou para passar tempo precioso com a família. Não somente estudantes utilizam das técnicas para administrar o tempo.

Portanto, é possível também fazer uso de um método chamado cronoanálise para a melhoria do seu negócio. Tal método tem como principal objetivo analisar os tempos de realização de atividades no meio de trabalho, através do estudo de tempo e movimento. E assim, possibilitando o entendimento de qual a quantidade de tempo está sendo utilizado em tarefas que agregam valor ao processo de produção ou execução de serviços, visando o aumento de sua produtividade. Para tal, realiza-se uma coleta de dados que permite oferecer informações de tempo de execução e se necessário identificar e sugerir melhorias em problemas observados.

Analogicamente, é possível observar, em redes de fast-food como o tempo é importante, pois, os funcionários devem fazer e entregar a refeição em um curto período de tempo.

Na foto: Mulher comendo fritas, uma fast food.

Na foto: Mulher comendo fritas, uma fast food.

 

Logo, todos podem usufruir das técnicas de administração de tempo e serem mais produtivos, seja no escritório, seja na linha de produção, seja na sua rotina pessoal.

Se faz indispensável salientar que os momentos de descanso são necessários e ótimos para descansar, desestressar, se exercitar e para alimentação. "Corpo são, mente sã" ou "mens sana in corpore sano" é uma citação latina muito antiga e conhecida que mesmo nos dias de hoje é considerada verdadeira, pois, de nada adianta possuir todos os afazeres em dia sem ter uma boa saúde, tanto física quanto psicológica. Além de que, os momentos de descanso evitam que a pessoa se desgaste e seja sobrecarregada, levando a desmotivação.

Ainda assim, manter o local seja de trabalho seja de estudos, limpo  e organizado é importante para que seu dia seja mais produtivo, assim, você não se preocupa com a limpeza e sabe onde tudo está para quando precisar, sobrando mais tempo para se preocupar com o que deve ser feito de verdade.

Além de técnicas, existem metodologias como o Lean Manufacturing, que você pode conhecer clicando aqui que visa a melhora produtiva através da redução de desperdícios comuns, de modo a reduzir os custo com o que é desnecessário.

Ficou curioso a respeito da cronoanálise ou quer saber mais de como organizar o seu “tempo”? Entre em contato!