Pense verde: seja responsável

O meio ambiente que conhecemos hoje compreende as coisas vivas e não vivas, ou seja, animais, vegetação, atmosfera, solo, rios e até rochas. Neste contexto, as estações e o clima são ditados por ele.

É imprescindível destacar que, no mundo atual, muito se discute sobre a ação dos seres humanos no meio ambiente. Para isso, são analisados assuntos ligados a alta emissão de gás carbônico (que possui alta influência no efeito estufa, por exemplo). Tal efeito é algo natural do planeta, todavia a emissão humana, pós-revolução industrial, tem interferido negativamente no mundo: a Terra torna-se mais quente e como consequência, é visto o fenômeno conhecido como aquecimento global. 

Em conjunto, observa-se que não o somente o aquecimento ocorre de forma quase descontrolada, mas também o alto consumo de plásticos e materiais descartáveis tem preocupado a população e ambientalistas. Diariamente, se tornou comum assistir o noticiário e ver que animais marinhos foram encontrados na praia, sem vida, com quilogramas de plásticos no estômago ou presos em algum tipo de lixo.

Portanto, é importante fazer o possível para preservar o planeta onde vivemos, sendo sustentável, tanto através de hábitos quanto através de atitudes. Em vista disso, se faz necessário conscientizar a população para adotar ações que sejam mais agradáveis ao meio ambiente, como:
- Evitar o desperdício de alimentos;
- Evitar o uso de embalagens plásticas;
Uso racional da água;
- Separar o lixo orgânico dos recicláveis;
- Não jogar óleo de cozinha usado ou limpo pelo ralo.

Além das atitudes citadas acima, é visto com bons olhos adotar a postura do marketing verde, que você pode conferir aqui

Reciclar, Reduzir e Reutilizar, os três R's da vida sustentável, se tornam a fórmula do sucesso, quando o assunto é meio ambiente. Parece difícil enxergar que esses hábitos mudem alguma coisa, porém são necessários para que o mundo se torne um lugar melhor para as próximas gerações. O óleo de cozinha usado pode ser destinado à reciclagem ou coleta seletiva, onde há um tratamento correto. Ao invés de optar por embalagens plásticas para o armazenamento de alimentos, pode-se optar por vasilhas de vidro. Uma garrafinha plástica que seria jogada fora pode ser utilizada mais vezes.

criança lixo resíduoImagem: criança em um ambiente com muito lixo

Pequenas mudanças como essas, não são difíceis de serem tomadas no dia a dia e viram um hábito poderoso na luta contra o avanço do aumento de lixo ou do aquecimento global. É de suma importância a conscientização do descarte de resíduos sólidos, como pilhas, baterias e medicamentos vencidos.

Eliminar medicamentos pela rede de esgoto não é uma boa opção, pois, pode contaminar os rios e, consequentemente os animais, o solo e os humanos. Mesmo sendo em pequena quantidade para uma pessoa, essa quantidade se acumula e causa grandes danos quando se pensa em uma cidade inteira, por exemplo, descartando remédios de forma errada.

Já as pilhas e baterias, se descartados erroneamente, podem acabar sendo destinados ao lixão ou aterro sanitário, podendo contaminar o lençol freático e o solo, pois, em sua composição possuem metais pesados.

animal lixo Imagem: animal sentado em uma montanha de lixo

Dessa forma, entra em ação a logística reversa, na qual os produtos devem ser recolhidos pelas empresas, em pontos de coleta, para serem descartados de maneira correta ou usados em outro ciclo, para serem reaproveitados. A contribuição da sociedade é saber onde levar os resíduos e descartá-los de forma correta para que possam seguir em um desses caminhos.

Existe também a chamada logística verde, na qual se enquadra os conceitos de preocupação ambiental e conscientização da população sobre o destino do lixo produzido por ela.

A logística verde se difere da logística reversa. Ambas abordam os aspectos dos três R's, porém, enquanto a reversa lida com o recolhimento de produtos para a destinação correta, a verde lida com a parte mais pessoal, conscientizando e tornando possível que a população mude seus hábitos.

Além dos hábitos práticos e que podem ser tomados no cotidiano pessoal de cada um citados aqui, o plantio de mudas de árvores têm grande impacto na sociedade e no meio ambiente. Saiba como você pode impactar positivamente o nosso planeta entrando em contato conosco!