Marketing verde e o compromisso com o futuro

Marketing verde e o compromisso com o futuro

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

Pensamento Sustentável

pensamento verde

A todo tempo somos alertados de que tudo que fazemos causa algum tipo de impacto em nosso planeta, vivemos em tempos de preocupação com o patrimônio ecológico que iremos deixar para futuras gerações.

A preocupação acontece, principalmente, devido aos problemas enfrentados pela população mundial atualmente, que estão relacionados diretamente ao meio ambiente e à qualidade de vida. A preservação do meio ambiente nunca esteve tão em alta na sociedade e a tendência é de grande crescimento nos próximos anos. É perceptível que o conceito de sustentabilidade está cada vez mais difundido na população. Por esse motivo, os cidadãos estão cada vez mais exigentes. Grande parte dos consumidores prefere marcas e produtos que se mostrem preocupados com a natureza, seja por meio de projetos ambientais ou pelo uso de matérias biodegradáveis.

Por isso, há cada vez mais uma necessidade de difundir o conceito de sustentabilidade dentre a população e por que não expandir o ideal para seu negócio?

Uma pesquisa intitulada “Estratégias empresariais para a sustentabilidade no Brasil”, feita com 250 companhias nacionais revelou que 65% delas apontaram a sustentabilidade como uma das principais formas de inovação e estratégia para reposicionamento no mercado.

O Marketing Verde

marketing verde é uma estratégia de marketing que se baseia em associar um produto ou serviço à benefícios ambientais. Ou seja, vincular uma marca à ideia de consciência ecológica.

Desenvolvido a partir de um despertar geral de consciência ecológica da população na década de 60, o Marketing Verde se estabelece hoje com uma das principais estratégias para o impulsionamento de uma marca no mercado.

marketing verde

Os princípios do marketing verde

– Ecologicamente correto

– Economicamente viável

– Socialmente justo

– Culturalmente aceito

Note que esses princípios ultrapassam a esfera ambiental e englobam aspectos sociais e econômicos. Afinal, a preservação do meio ambiente está diretamente ligada à maneira como a sociedade vive. Por esse motivo, pode-se dizer que o marketing verde une o útil ao agradável. Essa estratégia não apenas atrai mais clientes para o seu negócio. Além disso reforça a importância da consciência ambiental nos consumidores que já a possuem e semeiam essa necessidade naqueles que ainda não possuem. E o melhor de tudo: mesmo contribui para a preservação da natureza, que é o bem mais precioso da humanidade.

preocupação ambiental e social

 

Aplicar o marketing verde com sucesso passa por três pontos fundamentais:

1) Ser Genuíno: aplicar e cumprir tudo aquilo que a marca prega. O poder e a beleza da estratégia verde estão no fato de ter sido estruturado com atitudes reais, e não apenas um “discurso verde”. Incorporar de fato práticas de responsabilidade ambiental são indispensáveis para a consolidação da imagem de sua marca perante o mercado. O “greenwashing ou “lavagem verde” é o ato de mascarar ações prejudiciais ao meio ambiente por meio de um discurso mentiroso. Essa venda do discurso sem cumprimento das ideias é extremamente nocivo e talvez fatal para o negócio/evento.

2) Educar os clientes: sempre reforçar a importância da consciência ecológica da sua marca. Para um primeiro momento, as pessoas com preocupação ambiental podem se sentir atraídas pela sua marca. Entretanto, esse discurso sempre deve ser reforçado a fim manter e lembrar seus clientes do motivo pelo qual preferem o seu produto ou serviço. Além disso, ao mostrar e reforçar a importância de suas atitudes ecológicas, novos clientes podem vir a se interessar.

3) Proporcionar colaboração: o cliente deve sentir que a escolha dele por sua marca é realmente efetiva para meio ambiente. Ele deve sentir que, ao escolher sua marca, está realmente colaborando para a natureza. O seu produto ou serviço pode até mesmo ser mais caro que o concorrente. Entretanto, o cliente aceita pagar essa diferença, pois está contribuindo para uma causa maior.

7 Dicas para implementar o marketing verde em sua empresa

destinação adequada do lixo

 

Mas como posso associar minha marca à ideia de sustentabilidade e implementar o marketing verde? Aqui vão 5 dicas para te ajudar nesse processo! Tente encontrar aquelas que melhor se encaixam no seu negócio.

1) Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais, isso além de ambiental e socialmente correto, irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;

2) Economize água na produção;

3) Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;

4) Separe e destine o lixo de forma adequada;

5) Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam, como o Projeto Verde da Química Júnior

6) Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;

7) Prefira fornecedores e parceiros que também se preocupem com o meio ambiente. Afinal não somente seu produto, mas todos os elos da produção devem ser ecologicamente amigáveis.

Muitas dessas ações são baseadas no princípio dos “3R”: Reduzir, Reciclar e Reutilizar (clique aqui para saber mais). Nesse contexto, muitas empresas praticam a Logística Verde e a Logística reversa.

Com essas e outras práticas você empreendedor tem a possibilidade de agregar valor ao seu produto, evento enquanto reduz seu impacto no futuro e serve de inspiração para quem consome o seu serviço.

Projeto Verde

Visando atender essa nova tendência mundial, Química Júnior, em parceria com a Prefeitura de Américo Brasiliense, criou o Projeto Verde. Funciona assim: os membros da Química Júnior coletam informações a respeito da sua empresa ou evento (como quantidade de lixo gerada, número de pessoas/colaboradores etc). Com esses dados é feita uma estimativa do impacto ambiental causado, em toneladas de CO2. Com isso podemos saber qual é o número de mudas a serem plantadas para compensar o impacto gerado ao meio ambiente.

parceria Química Júnior com Américo Brasiliense

As mudas são plantadas na cidade de Américo Brasiliense, com o auxílio das crianças da rede pública. Durante o plantio as crianças recebem uma aula de educação ambiental! Ou seja, o Projeto Verde não tem somente contribuição ambiental, mas também social.

E aí achou interessante? Quer saber mais sobre o nosso Projeto Verde? Clique aqui e saiba como feito o Projeto Verde no Interodontoevento universitário com 15 das maiores e melhores universidades de Odontologia do Brasil, com mais de 30 anos de história.

Para saber mais sobre o Projeto Verde e como ele funciona, acesse nosso ebook gratuito sobre o tema.

Não está satisfeito? Clique aqui e veja como foi realizado no maior congresso universitário de farmácia da América Latina.

Fonte de apoio: Marketing de Conteúdo – Marketing Verde

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos