Neutralização de Carbono e Educação: o Impacto do Projeto Verde

O Projeto Verde da Química Júnior é um projeto inovador que contribui com o meio ambiente e com a educação da crianças e jovens do Brasil. Mergulhe nessa leitura e descubra como você também pode contribuir para um Brasil mais sustentável, ético e empreendedor.

Atualmente, ser sustentável nem é mais algo que "está na moda". A sustentabilidade se tornou uma necessidade. Não apenas uma necessidade devido ao esgotamento dos recursos naturais, mas para a continuidade da humanidade no planeta. Aliás, não somente a vida humana, mas toda a flora e fauna presentes no planeta Terra. Para isso, deve-se manter o equilíbrio entre todas as ações do cotidiano e preservar o meio ambiente. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, é um ato simples mas eficaz para a economia de água, por exemplo. 

Sustentabilidade
Sustentabilidade: energia limpa

Outra atitude essencial é o plantio de árvores e combate ao desmatamento. Segundo dados do Global Forest Watch, pela universidade de Maryland, dos Estados Unidos, em 2018 foram desmatados cerca de 1,3 milhões de hectares de florestas no Brasil. Em porcentagem, o Brasil foi o país que mais desmatou florestas tropicais. Um dado preocupante para todos nós.

Aliado a isso, em 2019 a Floresta Amazônica passou por um forte pico de desmatamento. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre janeiro e julho, o desmatamento foi 67,2% maior do que no mesmo período de 2018. Somente no mês de julho, o desflorestamento foi 278% maior que no mesmo período do ano passado. Além disso, no mês de agosto o número de queimadas disparou, sendo três vezes maior do que o mesmo período de 2018. Para se ter uma ideia, essas queimadas eram capazes de gerar colunas de fumaça capazes de chegar à vários estados do Brasil, inclusive na região Sul, conforme afirmou Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas da Nasa.

A crise na Amazônia teve grande repercussão na mídia nacional e internacional. Artistas famosos fizeram uma campanha para a conscientização on-line utilizando a #prayforamazonia, depois da Floresta Amazônica queimar por dias a fio.

Fogo na florestaQueimada

O MARKETING VERDE

Assim como o desmatamento, as questões ambientais como um todo vem ganhando muita força na sociedade nos últimos anos. Um reflexo disso está no mercado. Cada vez mais os consumidores optam por empresas que demonstram preocupação sócio-ambiental. Uma pesquisa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), indica que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. 

Nesse contexto, marcas que se preocupam com o meio ambiente conseguem crescer mais e atrair mais clientes e parceiros. Uma estratégia cada vez mais utilizada é o marketing verde.

O marketing verde se baseia em produtos e ou serviços que trazem benefícios ao meio ambiente. Essa estratégia leva a todos uma conscientização, vinculando uma marca à ideia de de consciência ecológica. Com isso, as pessoas sabem que os produtos ou serviços que estão comprando fazem juz ao meio ambiente.

 Os princípios do marketing verde são:

- Ecologicamente correto
- Economicamente viável
- Socialmente justo
- Culturalmente aceito

 Gostou da ideia por trás do marketing verde? Quer saber como você pode aplicar no seu negócio? Clique aqui e saiba tudo sobre o marketing verde.

O QUE É O PROJETO VERDE?

Projeto Verde: Química Júnior e Américo Brasiliense
Projeto verde: parceria da Química Júnior com a Prefeitura de Américo Brasiliense

Crises como essas nos fazem pensar em como podemos contribuir para um planeta mais verde e sustentável. Não só isso, em como podemos gerar renda, educação e um país melhor juntamente com a preservação.

É por isso que a Química Júnior, em conjunto com a Prefeitura de Américo Brasiliense, criou o Projeto Verde. O Projeto Verde é um projeto que visa a neutralização de carbono de um evento ou empresa. O impacto da realização de evento ou funcionamento de uma empresa é gerado por 3 vias principais. São essas: o combustível consumido pelo deslocamento das pessoas até o evento ou empresa, a energia elétrica consumida, e quantidade de lixo gerado (orgânico e reciclável).

Com esses dados e alguns outros, os membros da Química Júnior conseguem calcular o impacto ambiental em termos de toneladas de carbono. Em seguida,  esse impacto é convertido em número de mudas a serem plantadas.

O plantio acontece na cidade de Américo Brasiliense, com o auxílio de crianças, as quais recebem uma aula de educação ambiental. Dessa maneira, o projeto verde contribui não só de maneira direta para o meio ambiente, por meio do plantio das árvores, mas também de maneira indireta, conscientizando as futuras gerações. 

 “O mais legal é que as crianças aprendem brincando, elas começam a entender desde cedo a importância da preservação ambiental e do plantio de árvores, tudo isso enquanto se divertem” Rodrigo Prieto, Diretor Comercial da Química Júnior em 2020.

Plantio de muda

Plantio com o auxílio das crianças
Aula educação ambiental
Conversa sobre a importância da preservação do meio ambiente

A Química Júnior é uma empresa júnior e portanto, não possui fins lucrativos. Logo, todo o valor excedente do projeto é reinvestido na capacitação de seus membros, por meio de treinamentos e eventos. Isso acontece porque a Química Júnior faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), o qual tem como objetivo criar um Brasil mais ético e empreendedor por meio da formação de jovens

Você pode conferir mais sobre o Projeto Verde, no nosso e-book gratuito, clicando aqui.

Árvore nascendo

Árvore nascendo em tronco

Além de toda a importância para manutenção da flora e fauna, é perceptível a importância das árvores no dia a dia das pessoas. Elas melhoram a qualidade do ar que respiramos, produzem sombras frescas mesmo nos dias mais quentes do verão e aumento da umidade do ar, entre outras vantagens. 

O plantio de árvores é muito importante dentro e fora da cidade, para que todos possam aproveitar dessa maravilha da natureza. Em grandes cidades, áreas mais arborizadas possuem um valor comercial superior em comparação às áreas com poucas árvores, gerando assim, uma valorização imobiliária. Confira os 7 benefícios de uma cidade arborizada.

 Plantio de árvore

Membro da Química Júnior auxiliando no plantio

O PROJETO VERDE EM 2019

Em 2019, a Química Jr. executou o projeto verde para a Jornada Farmacêutica. Trata-se de um congresso acadêmico realizada pelos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara. Sendo esse evento, o maior congresso universitário da América Latina organizado por estudantes

Jornada Farmacêutica Unesp

Jornada Farmacêutica da UNESP

Pelo terceiro ano consecutivo, a Química Júnior. e os organizadores da Jornada Farmacêutica da UNESP fecharam parceria em prol da sustentabilidade, do meio ambiente e das futuras gerações.

No total, foram computadas 196 árvores, sendo possível plantar 200 mudas, através da Prefeitura de Américo Brasiliense. Dessa maneira, foi neutralizado o gás carbônico que a Jornada Farmacêutica emitiu ao meio ambiente, realizando um evento mais sustentável e trazendo benefícios para a natureza. 

Além disso, vale lembrar da ação social, pois crianças estudantes em Américo Brasiliense participaram do plantio e também de uma discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Jornada Farmacêutica e Química Júnior
Participantes da Química Jr. e organizadores da Jornada Farmacêutica

O PROJETO VERDE DESDE O INÍCIO

Como citado anteriormente, o Projeto Verde já foi realizado 3 vezes com a Jornada Farmacêutica. Em 2018, ele foi realizado para o funcionamento da Prefeitura de Américo e para o InterOdonto, uma liga esportiva com mais de 30 anos de história, composta por 15 das maiores e melhores faculdades de odontologia do brasil (clique aqui e saiba mais).

"Foi com esse sentimento de que devíamos agir em prol da natureza que decidimos procurar a Química Júnior, que de uma forma simples e completa, nos deu a solução de neutralizar todo o CO2 gasto durante esses dias." diz Júlia Oliveira Manfrim, vice-presidente da comissão organizadora do Congresso Farmacêutico da Unesp e IV Jornada de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia em 2018.

“O Projeto Verde mostra o quanto os universitários de hoje em dia não estão somente preocupados com os jogos, mostra que a gente tem consciência ambiental e coletiva também” Mariel, vice-presidente da Comissão Organizadora do Interodonto.

Desde 2017, quando o Projeto Verde foi iniciado, mais de 700 árvores já foram plantadas e mais de 100 crianças já participaram do plantio. A projeto inclusive repercutiu na mídia local, sendo noticiado pelo Jornal O Imparcial, de Araraquara, confira a reportagem.

E em 2020 vem muito mais por aí! Para 2020, já temos mais 2 projetos verde em andamento. Pela primeira vez o projeto será realizado para o funcionamento de uma empresa. Além disso o projeto também será responsável pela neutralização de uma feira internacional! Em breve teremos atualizações aqui no nosso blog.

COMO REALIZAR O PROJETO VERDE NA SUA EMPRESA OU EVENTO

E aí? Curtiu o Projeto Verde? Quer associar sua marca à sustentabilidade, ajudar o planeta e atrair mais clientes e parceiros? Entre em contato conosco

O diagnóstico é super rápido! Lembrando que a Química Júnior é uma empresa júnior e por tanto, não visa o lucro. Por isso o custo do projeto é reduzido, sendo abaixo do mercado!