7 Benefícios de uma Cidade Arborizada

Pela primeira vez na história da humanidade, mais de 50 por cento da população mundial agora vive em cidades. A rápida expansão das cidades que ocorre sem nenhum planejamento de como será utilizado o terreno resulta numa pressão humana que causa grandes danos às áreas verdes dentro delas e nos seus arredores. Essa pressão é sentida pelos moradores da própria cidade, assim como tem seus efeitos numa escala mundial também.

Quem nunca teve que andar pela cidade em uma tarde quente e procurou uma sombra para descansar? Já sentiu a garganta seca e sensível quando o tempo está muito seco?

Sem falar daquela nuvem de poeira no final da tarde. Situações como essa são extremamente comuns, principalmente em grandes cidades. E todos esses problemas estão relacionados e são intensificados por outro: a falta de árvores.

 

BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO

Carro amarelo no meio da rua

1) Maior Conforto Térmico: as árvores fazem sombra, e por isso evitam a incidência direta da luz solar. O Sol incidindo diretamente no asfalto ou cimento gera temperaturas muito altas, causando desconfortos insuportáveis. Já tentou andar descalço no asfalto em um dia quente? Pois é, não dá! Além disso, a água presente na folhas das árvores evapora e ajuda a minimizar os efeitos do calor, criando um efeito semelhante a um nebulizador ou climatizador.

2) Valorização Imobiliária: bairros arborizados são mais agradáveis, tem um microclima mais ameno, além, é claro, de serem muito mais bonitos. A presença de flores em um ambiente cinza e monótono colore a paisagem e chama atenção de futuros moradores, fazendo com que a região no geral seja mais valorizada.

3) Aumento da umidade relativa: o ar muito seco é responsável por uma série de problemas respiratórios, como asma. Além disso agrava outras adversidades, como rinite, garganta seca e sensível, ressecamento da pele e até AVC. A água que evapora pelas folhas das árvores aumenta umidade relativa do ar, contribuindo positivamente para reduzir esses problemas. Fazendo com que todos tenham dias mais agradáveis.

4) Diminuição da poluição sonora: apesar de ainda não ter tido a eficácia medida, as folhas das árvores contribuem para abafar os sons e com isso reduzir a poluição sonora. Favorecendo uma cidade mais tranquila.

5) Aumento do turismo e incentivo econômico: os benefícios estão diretamente ligados à estética da cidades. Cidades arborizadas são mais bonitas, e cidades bonitas atraem mais turistas.

6) Prevenção de alagamentos: Uma única árvore que já cresceu, pode absorver até 450 litros de água através de suas raízes todos os dias. Assim como pode captar a água da chuva que cai sobre suas folhas. Além disso as raízes também previnem erosão do solo em que se encontram. Isso é extremamente importante para cidades, pois uma grande proporção da superfície que se encontram nelas é feita por materiais impenetráveis como concreto e asfalto. Caso o local não tenha uma maneira efetiva de escoar a água de uma chuva muito forte, isso causa um alagamento.

7) Benefícios ecológicos no geral: com temperaturas mais agradáveis, há redução do uso de energia elétrica para que ventiladores e ares-condicionados fiquem ligados. Além disso, há uma maior conscientização da população, pois vivendo em um ambiente mais arborizado os habitantes sentem na prática os benefícios da presença de árvores. Outro benefício notável é que principalmente durante a fase de crescimento, as árvores consomem o CO2 presente na atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global. E durante um ano, uma única grande árvore, pode absorver até 150 kg de CO2.

 

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Árvore na calçada atrás de um carro amarelo

Arborizar uma cidade não significa sair plantando árvores por todos os lados. É preciso que haja planejamento, ou seja, um projeto de arborização. Nesse tipo de projeto vários aspectos são levados em consideração, entre eles:

 Local do plantio: o local do plantio deve ser compatível com a espécie escolhida. Por exemplo, calçadas estreitas não são recomendadas para se plantar, pois a árvore pode atrapalhar a locomoção.

– Tipo de tronco: deve ser resistente, para evitar acidentes com a queda da árvore, e sem espinhos, para que não machuque os pedestres.

– Tipo de raízes: é preferível raízes mais profundas, para que a calçada não seja prejudicada com a elevação causada pelas raízes que acabam aumentando de tamanho com o decorrer do tempo.

– Tipo de fruto/flores: a espécie não pode produzir frutos grandes, pois também podem causar acidentes. Da mesma maneira, flores muito grandes com odores muito fortes não são recomendadas.

– Espécie resistente: a espécie escolhida não pode ser muito sensível, deve ser resistente à pragas e doenças. Uma boa dica é utilizar espécies nativas ou exóticas já adaptadas adequadas a região.

– Velocidade de crescimento: é preferível espécies com crescimento mais rápido, pois com um tamanho maior conseguem sobreviver mais facilmente às intempéries naturais.

– Copa das árvores: a copa das árvores deve ter formato e tamanho compatíveis com o local. Por exemplo em um local com muitos postes e fios elétricos é preferível espécies que não sejam prejudicadas pela rede e nem atrapalhem a manutenção desta.

– Folhagem: a periodicidade de renovação das folhas, bem como o tamanho delas, devem ser adequados. O excesso de folhas pode entupir canais existentes na área, por exemplo.

 

PROJETO VERDE

Projeto Verde, parceria Química Júnior e Prefeitura de Américo Brasiliense

Ficou clara a importância das árvores não é mesmo? Pois por todos esses benefícios, a Química Júnior e a Prefeitura de Américo Brasiliense (SP) fizeram uma parceria, chamada de Projeto Verde. O objetivo do Projeto Verde é fazer a compensação ambiental por meio do plantio de árvores.

O projeto funciona da seguinte maneira, a Química Júnior calcula o impacto ambiental (em toneladas de CO2) gerado por uma empresa ou um evento e estima a quantidade de mudas a serem plantadas para compensar esse impacto. As mudas são plantadas na cidade de Américo Brasiliense com a ajuda de crianças da rede pública, as quais recebem uma aula de educação ambiental.

A empresa ou evento tem um ganho em credibilidade, atraindo novos clientes e parceiros. A cidade tem uma melhora na qualidade de vida de seus habitantes e também ocorre a conscientização das futuras gerações. E o planeta também ganha, por meio de um modelo de vida mais sustentável! Clique aqui para saber mais sobre como é realizado o Projeto Verde

Para saber mais sobre o Projeto Verde e como ele funciona, acesse nosso ebook gratuito sobre o tema.

E aí? Que tal colocar o marketing verde da sua empresa em prática, atrair parceiros, clientes e ainda por cima ajudar o futuro do planeta? A Química Júnior oferece o Projeto Verdeoutros diversos projetos por um preço abaixo de mercado e garantia de qualidade UNESP! Solicite um orçamento, é rápido e grátis

Entre em contato!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos