P&D x Consultoria: qual a diferença?

Todos passam, pelo menos uma vez na vida, por uma situação onde você precisa de ajuda. Essa situação pode ser mais comum no cotidiano, como ajuda para levar as compras do mercado. Em alguns casos é preciso uma ajuda mais especializada, como para fazer uma análise de mercado para o desenvolvimento de um novo produto e concretização do seu sonho de abrir um novo negócio.

Falando sobre essa última situação, onde o conhecimento de um especialista se faz necessário, você pode buscar em várias áreas para buscar ajuda. Entre elas, você pode optar por consultoria ou por P&D, ou seja, pesquisa e desenvolvimento.

P&D

O termo P&D é uma abreviação para Pesquisa e Desenvolvimento, ou seja, a pesquisa e o desenvolvimento de um produto ou serviço. O P&D também é chamado de I&D (Investigação e Desenvolvimento). No mundo atual globalizado, a concorrência é cada vez maior e as transformações são cada vez mais rápidas. Nesse contexto, observa-se que o sucesso das empresas está cada vez mais relacionado com a sua capacidade de inovar. Ou seja, com a capacidade de se produzir produtos novos, com maior qualidade, custo benefício e em um menor tempo.

Uma pesquisa do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro concluiu que empresas que empresas que realizam o P&D com mais eficiência possuem estimativas de crescimento superior às demais. Além disso, somente em 2004, a indústria brasileira desembolsou mais de 4 bilhões de dólares em royalties. Royaltie é o pagamento para se ter o direito de usar um bem que já possui proprietário. Esse número mostra a importância de se investir em inovação.

Por esse motivo, existem leis, como a Lei 9.991/2000 que obriga empresas dos setores energético e petroleiro a investir uma porcentagem do seu orçamento em pesquisa e inovação. Dessa maneira, inovar deixou de ser uma opção e se tornou uma questão de sobrevivência empresarial. Entre as formas de se inovar, o P&D é a mais clássica delas.

CURIOSIDADE: Você sabe a diferença entre inovação e invenção? Invenção é a descoberta ou criação de algo novo. Inovação é fazer algo já existente de uma maneira diferente, ou aplicar uma invenção em produtos ou serviços.  Ou seja, uma invenção só é uma inovação se ela tiver uma aplicação.

Laboratório de pesquisa

 

COMO É FEITO UM P&D?

Geralmente as atividades de pesquisa e desenvolvimento são conduzidas por unidades especializadas de uma empresa, universidade ou instituição. Nessas unidades, trabalham especialistas, pesquisadores, podendo também haver jovens bolsistas que estão iniciando suas carreiras. Logo, pode-se notar que a mão-de-obra é altamente qualificada.

Normalmente as atividades de pesquisa esperam resultados a médio e longo prazo. Utilizam-se técnicas semelhantes ao método científico, porém nesse caso o objetivo é trazer algum benefício comercial, ou seja, gerar inovação.

CONSULTORIA

Mas afinal, o que é uma consultoria? Pois bem, uma consultoria é utilizada quando uma pessoa tem um problema e precisa que ele seja resolvido ou quando ela precisa abrir um novo negócio e quer desenvolver, melhorar ou criar um processo.

A consultoria é utilizada para atender os desejos de quem necessita dela e também para melhorar os processos que são utilizados. Inclusive, o P&D que já foi descrito pode ser considerado como uma consultoria.

Logo, depende muito da dor ou do problema da pessoa que busca uma consultoria já que a solução encontrada é muito personalizada. Que saber mais sobre como funciona uma consultoria? Clique aqui.

QUEM PODE FAZER UM P&D OU CONSULTORIA?

Todos. Sim, qualquer pessoa ou empresa pode inovar. O que acontece é que na maioria das vezes associamos a ideia de inovação à grandes empresas, com grandes investimentos e tecnologia de ponta. Entretanto, para inovar basta uma ideia e força de vontade. E caso seja necessário essa pessoa ou empresa pode contratar uma ajuda especializada para ajudar no processo. Não só isso, qualquer um de nós pode receber ajuda de uma consultoria, para resolver um problema ou receber um direcionamento. Um consultor pode ser o guia que te mostra o caminho para realizar o seu sonho!

Um exemplo é o Bruno, um estudante universitário que entrou em contato com a Química Júnior. Bruno tinha um sonho: ser dono do seu próprio negócio de produtos de limpeza. Contudo ele tinha um baixo orçamento para investir e pouco conhecimento para na área de química. Mas isso não foi problema! Em mais uma solução personalizada, a Química Júnior se adequou à realidade do cliente e entrou em ação. Ao todo foram desenvolvidos 6 produtos de limpeza, com os reagentes, metodologia, medidas de segurança e equipamentos a serem utilizados. Ficou interessado? Clique aqui para conhecer esse projeto por completo

Inovação

 

CASOS DE CONSULTORIA DA QUÍMICA Jr.

Além do caso do Bruno, pode-se citar um projeto realizado pela Química Jr, onde uma análise de água voltou com resultados não tão bons. Assim, aplicou-se uma consultoria para que a pessoa melhorasse a qualidade de seu poço artesiano.

Também pode-se citar outro caso, onde um dentista procurou a Química Jr. para o desenvolvimento de um produto, que antes ele precisava comprar. Para o desenvolvimento desse produto, a Química Jr. procurou os equipamentos necessários, a matéria prima, a formulação e a composição do que ele desejava produzir.

Pode-se notar que foram situações completamente diferentes onde a consultoria foi aplicada. Enquanto a do Bruno foi para o desenvolvimento de produtos, a do poço artesiano foi utilizada para melhorar a qualidade da água e o dentista queria produzir algo que antes era comprado.

DIFERENÇA ENTRE ASSESSORIA E CONSULTORIA

Se faz necessário salientar a diferença entre assessoria e consultoria. Na consultoria, é feito um relatório ou documento e é entregue para o cliente. Na assessoria, a pessoa vai até o local e resolve o problema na prática. Analogicamente, arquiteto e/ou engenheiro faz o projeto mas não constrói a casa, a pessoa que a constrói é o construtor civil. Nesse caso, o engenheiro e/ou arquiteto prestam uma consultoria e o construtor civil presta uma assessoria.

Obras em andamento

 

Durante uma consultoria, pode ser necessária a realização de uma ou mais visitas no lugar para fazer uma análise do local onde ela será desenvolvida para sanar efetivamente as dores e os problemas apresentados pelo cliente. Além disso, ela pode ser feita individualmente ou em equipe, dependendo do porte do projeto.

ETAPAS DA CONSULTORIA

A realização de uma consultoria, não segue muito bem um padrão, como uma receita de bolo. Porém, alguns processos são repetidos com maior frequência, como:

– Reunião com o cliente: necessária para entender qual seu desejo e qual problema ele quer sanar;

– Análise e pesquisa: durante essa etapa, são feitas pesquisas em temas referentes a dor ou problema que o cliente relatou na reunião;

– Proposta de solução: nessa etapa, a solução é apresentada ao cliente e, em contrapartida, ele analisa o que acredita ser melhor para ele;

– Elaboração do relatório: como se trata de uma consultoria, é entregue um documento com a solução encontrada e o modo de fazer para o cliente.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos