O Retorno das Ações da Química Júnior para a Sociedade

Você sabe o que é uma empresa júnior? Quer saber como as empresas juniores, entre elas a Química Júnior, contribuem para a sociedade? Pois bem, no texto a seguir abordaremos tudo isso e muito mais. Mergulhe nessa leitura!

O QUE É EMPRESA JÚNIOR?

No mundo atual, existem muitas organizações e instituições que, diferente de uma empresa convencional, não têm como objetivo gerar lucro. Muitas vezes, o objetivo dessas instituições é trazer algum tipo de benefício social ou ambiental para a sociedade, ou defender alguma causa. Como exemplos dessas organizações, podemos citar ONGs, agremiações (entre elas clubes esportivos) e empresas juniores. Empresas juniores são associações sem fins lucrativos administradas e geridas exclusivamente por alunos universitários. O principal objetivo desse tipo de empresa é proporcionar uma formação mais completa aos alunos, por meio da experiência prática. Ou seja, fazer com que os alunos tenham contato com sua profissão e o ambiente empresarial mais cedo. Dessa maneira, há uma aproximação mais fácil e rápida entre o estudante e o mercado de trabalho.

Aprender na PráticaAprendizado na prática

COMO UMA EMPRESA JÚNIOR GERA RETORNO PARA A SOCIEDADE?

O foco de uma empresa júnior é proporcionar experiência e aprendizado para seus membros, os quais são voluntários. Por esse motivo, o custo dos serviços oferecidos por uma empresa júnior tende a ser muito menor do que em uma empresa convencional. Os preços abaixo de mercado fazem com que pessoas físicas e empresas de menor poder aquisitivo consigam ter acesso à esses serviços. O resultado é que muitos cidadãos conseguem realizar seus sonhos de expandir, melhorar ou abrir o próprio negócio. Contratar uma empresa júnior não só contribui para a formação dos jovens estudantes, como também estimula a inovação e o empreendedorismo. Conheça os 5 Motivos Para Contratar uma Empresa Júnior.

A QUÍMICA JÚNIOR

Química JúniorQuímica Júnior

A Química Júnior é uma empresa júnior da área de Química e Engenharia Química, formada por alunos do Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Aliás, a Química Júnior foi a primeira empresa júnior dessa área fundada no mundo, em 1993! São mais de 26 anos de mercado, oferecendo soluções personalizadas. Desde 2016, o principal foco passou a ser realizar mais projetos. De lá pra cá, foram mais de 60 projetos realizados, com a participação de mais de 100 alunos. Acompanhado a isso, a Química Júnior obteve por quatro anos seguidos (2016, 2017, 2018 e 2019) o título de alto crescimento. Em 2020, o foco é continuar crescendo, para se tornar uma empresa júnior penta alto crescimento.

O RETORNO DOS PROJETOS PARA A SOCIEDADE

A Química Júnior realiza alguns serviços, que vão desde consultorias e análises químicas até otimização de processos e neutralização de carbono. A seguir listamos os principais e o retorno que já trouxeram para a sociedade.

PROJETO VERDE

O Projeto Verde é uma parceria da Química Júnior com a Prefeitura de Américo Brasiliense. Seu objetivo é neutralizar o impacto ambiental gerado por um evento ou empresa durante um período. Funciona assim: são coletados alguns dados, como a quantidade de energia consumida, o lixo gerado, o número de pessoas e a maneira como se deslocam até a empresa ou evento. Com todas as informações coletadas, os membros da Química Júnior calculam o impacto ambiental causado, em termos de toneladas de CO2. A partir daí, sabe-se o número de mudas de árvores que precisam ser plantadas para que o impacto ambiental seja compensado. 

E não para por aí. O plantio é realizado com o auxílio de crianças, que recebem uma aula de educação ambiental. Desde o início do Projeto Verde, em 2017, já foram plantadas mais de 700 árvores, com a participação de mais de 100 crianças no plantio!  Dessa maneira, o projeto verde contribui não só com o meio ambiente, mas também tem enfoque social, conscientizando as futuras gerações. Além disso, as empresas e eventos que contribuem com o projeto verde conseguem atrair mais clientes e parceiros, por meio do marketing verde.

Quer saber mais sobre o projeto verde? Clique aqui.

Plantio Química JúniorMembra da Química Júnior auxiliando no plantio

MAPEAMENTO DE RISCO

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, acontecem 22 acidentes de trabalho por hora no país. O mapa de risco é uma alternativa barata para reverter esse dado estatístico. O mapeamento de risco é a representação gráfica de um ambiente de trabalho. Nele são mapeados os locais onde existe algum perigo de acidente. Para tanto, ele conta com cinco tipos de risco (químico, biológico, físico, ergonômico e de acidente), os quais são classificados em três níveis de intensidade (grande, médio e pequeno). Os tipos de ameaça, nos mapas, são diferenciados por cores, enquanto que a sua intensidade por círculos crescentes de tamanho. Quer saber um pouco mais sobre como montar uma mapa de risco? Clique aqui.

Além de ter caráter obrigatório para todas as empresas, o mapeamento de risco é fundamental para a conscientização dos trabalhadores, alertando e prevenindo potenciais acidentes no laboro. Tal obrigatoriedade é exigida e regulamentada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Dessa forma, é uma ferramenta que protege a saúde do trabalhador, assim como seu bem-estar, já que sabendo das potenciais periculosidades, terão precaução e cautela nos espaços onde o perigo se concentra. Saiba agora as consequências de não ter um mapa de risco e fique ligado.

No final de 2019, a Química Júnior fez uma busca porta-a-porta oferecendo para empresas e restaurantes de Araraquara o mapeamento de risco. Em dois dias de procura foram fechados mais de 9 mapas de risco. Nesse sentido, pudemos aumentar a segurança de trabalho nos locais de trabalho da nossa cidade.

CRONOANÁLISE

A cronoanálise é uma técnica utilizada para verificar quanto tempo demora para a realização de uma atividade no meio de trabalho, podendo ser segmentado em pequenos processos ou não. Saber o tempo do início até o final de uma atividade é importantíssimo no setor industrial e comercial atualmente, visto a grande competitividade do mercado. Além disso, essa técnica é empregada para o aumento da produtividade, visto que é realizado um estudo para averiguar as atividades que demandam mais ou menos tempo e, em quais delas, pode haver otimização. 

Algumas das vantagens de se aplicar a cronoanálise em uma empresa são a diminuição de desperdícios e a elevação do rendimento de processos. Com isso, nota-se que a corporação fica competitiva e consegue crescer no mercado, possibilitando a manutenção e a potencial abertura de vagas de emprego. Assim, a cronoanálise consegue impactar positivamente dentro da sociedade. A Química Júnior, pode auxiliar a empresa Cadioli, de implementos agrícolas, da cidade de Matão, com um treinamento de cronoanálise, melhorando dessa forma a realidade dessa instituição.
Ficou interessado pela cronoanálise? Confira nosso e-book sobre cronoanálise clicando aqui.

ANÁLISES QUÍMICAS

A análise química, como o próprio nome indica, consiste em aplicar técnicas de laboratório para identificação de espécies químicas em um dado produto, podendo ser de forma qualitativa ou quantitativa, ou ainda averiguar alguma propriedade físico-química. A análise química está presente no cotidiano de todas as pessoas, basta olhar o rótulo de alguma mercadoria e certamente será observado a composição química e, no caso de alimentos, as informações nutricionais.

Análise QuímicaAnálise Química

A Química Júnior oferece análises químicas em geral. Estamos situados no Instituto de Química de Araraquara, um dos mais renomados do Brasil, contando com laboratórios didáticos e de pesquisa altamente equipados, além de uma das mais bem renomadas bibliotecas em acervo de química internacionalmente. De maneira recorrente, a Química Júnior realiza análises químicas, muitas das já realizadas envolviam análise de água para produtores rurais da região. Diversas vezes foram realizados testes de turbidez, coliformes, de íons fluoreto e cloro livre. Nesse sentido, conseguimos ajudá-los a melhorar a qualidade da água de suas fazendas. Entre em contato conosco caso necessite de uma análise química.

TREINAMENTO 5S

5SOs 5 sensos da metodologia 5S

O 5S é uma ferramenta que visa a melhoria contínua dentro de uma organização ou empresa. Ele surgiu no Japão após a segunda guerra mundial, sendo utilizado na reconstrução do país. O objetivo do 5S é reduzir o desperdício de recursos e de espaço, para aumentar a produtividade. O termo “5S” se refere aos cinco sensos que são a base de metodologia, são eles:

Seiri – Senso de utilização

Seiton – Senso de organização

Seiso – Senso de limpeza

Seiketsu – Senso de padronização

Shitsuke – Senso de disciplina

A principal vantagem do 5S é provocar mudanças comportamentais, estabelecendo novos hábitos benéficos para toda a empresa. Um ambiente mais produtivo e organizado garante funcionários mais felizes e motivados e consequentemente uma empresa mais competitiva. Além disso, com a redução de desperdícios o planeta também sai ganhando. Clique aqui para conferir um e-book do 5S grátis.

Em 2017, a Química Júnior realizou o treinamento 5S na unidade de Araraquara da Solenis, empresa de produtos químicos multinacional. Em poucos meses, muitos resultados positivos já eram evidentes. Ao final do projeto, os diretores da Solenis avaliaram o projeto com a nota máxima. 

A metodologia 5S faz parte de uma filosofia chamada “Lean Manufacturing” (em português “Manufatura Enxuta”). Essa filosofia engloba uma série de métodos e ferramentas que visam a melhoria contínua e a máxima redução de desperdícios. Saiba mais sobre os benefícios do Lean Manufacturing.

CONSULTORIA

A Química Júnior oferece serviços de consultoria nas áreas de química e engenharia química. Uma forma de consultoria muito comum é o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), na qual são feitas pesquisas para o melhoramento ou desenvolvimento de algum produto. Esse tipo de projeto pode trazer muitos impactos positivos para sociedade, uma mês que ajuda diretamente pequenos empreendedores e pessoas que tenham um sonho ou uma ideia para começar o próprio negócio. 

Em 2018, Bruno, um jovem estudante universitário chegou até nós com um sonho: abrir o próprio negócio de produtos de limpeza. Todavia, ele tinha pouco conhecimento na área de química e baixo orçamento para investir. A Química Júnior se adaptou à essa realidade e ofereceu uma solução personalizada. Ao todo foi desenvolvida a formulação de 6 produtos de limpeza: sabonete líquido, água sanitária, alvejante, desengraxante, detergente e amaciante. Para auxiliar o cliente, também foram descritas todas as medidas de segurança e os equipamentos com o melhor custo benefício para a confecção desses produtos.

Consultoria QJConsultoria: formulação de produtos de limpeza

COMO A QUÍMICA JÚNIOR PODE TE AJUDAR?

E aí? Ficou interessado por algum dos nossos projetos? Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre eles? Vale lembrar que a Química Júnior não possui fins lucrativos e os preços são abaixo de mercado, além de 100% do excedente ser reinvestido nos jovens do Brasil. Entre em contato conosco!