Greenwashing: O que é e como identificar essa prática

Você sabe o que significa greenwashing ? Essa expressão (que em português seria lavagem verde) é utilizada para definir as práticas de algumas empresas e indústrias, governos ou parlamentares que promovem discursos, anúncios, ações e campanhas sobre ser ecologicamente correto e sustentável, ou seja, verde, apenas para conquistar o público sem de fato agir pela causa.

O principal objetivo do greenwashing é fazer o posicionamento da marca como defensora do meio ambiente, quando na verdade, a empresa não toma atitudes que colaboram realmente para a solução dos problemas ambientais. 

Inclusive, algumas organizações se dizem “verdes”, mas possuem práticas que prejudicam o meio ambiente. O greenwashing é, portanto, uma propaganda enganosa que transmite uma imagem quando a realidade é outra completamente diferente.

É possível observar isso em épocas de eleição, pois é comum que prefeituras utilizem a questão ambiental em seu marketing. Muitas vezes na administração pública são usados termos que promovem a cidade como sendo sustentável e “verde”, entretanto a população não tem acesso a informações sobre a veracidade disso e como a região chegou a esse status.

Planta molhadaGreenwashing

Evite o greenwashing

Para não ser enganado por empresas que praticam o greenwashing é muito importante que os consumidores questionem as informações divulgadas pela organização e buscar entender como essas ações sustentáveis são cumpridas.

Outra dica útil para evitar o greenwashing é conhecer as certificações ambientais utilizadas no Brasil, como: FSC, IBD, PROCEL, Ecocert e ISO 14021. Estas certificações comprovam que as informações fornecidas pela marca são verdadeiras.

Observe também se a organização realmente traz soluções para problemas ambientais. Ou seja, se um produto se diz “ecológico”, mas sua embalagem é feita de plástico comum que degrada o planeta, a empresa não é verdadeiramente sustentável. A preservação do meio ambiente é um conjunto de práticas, portanto não basta o produto final natural, deve-se pensar em todos os processos que o envolvem e a forma como ele é embalado é um exemplo disso.

Fique atento ao uso de frases vagas como: “empresa/produto ecologicamente correto”, entre outras, pois de nada adianta a empresa utilizar expressões como essa, sem comprovar que possuem realmente uma responsabilidade socioambiental.

Por fim, produtos que atestam a ausência de CFCs (clorofluorcarbonos) não trazem nenhuma informação importante, pois esses compostos já foram proibidos há muitos anos. Ou seja, a empresa não está fazendo nada de novo para proteger a camada de ozônio, está apenas cumprindo uma obrigação.

 

Marketing verde e pequenas atitudes que transformam

É essencial que cada vez mais as marcas se preocupem e se posicionem contra a degradação do meio ambiente e os consumidores devem incentivar atitudes sustentáveis.  Portanto, esteja sempre informado e questione as práticas e os discursos das organizações em relação a preservação do planeta.

Estratégias de marketing verde que causam transformações reais e positivas beneficiam tanto as organizações quanto o planeta. E essas mudanças devem ser feitas externa e internamente. Ou seja, além de criar produtos mais sustentáveis, é importante que dentro da organização exista uma cultura de preservação ao meio ambiente.

Por exemplo, iniciativas simples como funcionários de uma empresa passarem a usar seus copos e xícaras no escritório ao invés de copos descartáveis já diminui significativamente a geração de lixo, contribuindo também com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU de consumo e produção responsáveis.

Copo de água

Copo descartável

Estratégias de comunicação

Portanto, investir em estratégias comunicação como a de marketing verde é muito benéfico para as empresas e para o público quando somadas a atitudes transformadoras.

A Jornal Jr. , Agência de Jornalismo da Unesp de Bauru, há anos desenvolve serviços que utilizam a comunicação digital para divulgar as empresas e aumentar sua visibilidade através de estratégias de marketing de conteúdo, gerenciando mídias/redes sociais , criando conteúdo original para transmitir a mensagem da marca para seus clientes.

 

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