Coronavírus: como a metodologia 5S pode salvar vidas em hospitais

Coronavírus: como a metodologia 5S pode salvar vidas em hospitais

Durante as últimas semanas o mundo observou o início e a propagação de um vírus nunca visto antes. De que forma podemos diminuir o crescimento do coronavírus utilizando a metodologia 5S, aplicando-a tanto na vida pessoal como nos ambientes públicos? Veja como muitos hospitais já estão aplicando esta Metodologia Lean nas emergências.

O que é o coronavírus?

coronavírus se trata de uma família viral que causa infecções respiratórias tanto em seres humanos como em animais. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1937, mas só em 1967 foi descrito como coronavírus. Entretanto, o vírus passa por mutações genéticas constantemente. A maioria das pessoas se infecta ao longo da vida, entretanto, crianças são mais propensas a ficarem doentes com o tipo mais comum do vírus. Os sintomas comuns da família coronavírus podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre; sendo mais agravante em idosos. O vírus pode ficar incubado em um período de 2 a 14 dias.

Mesmo já conhecido há bastante tempo, o primeiro caso do novo coronavírus, o COVID-19, em humanos foi registrado  em dezembro de 2019 após a ingestão de um animal com a doença em Wuhan, na China. Após esse acontecimento a doença começou a se espalhar rapidamente na população chinesa, chegando a mais de 80.000 casos 3.000 mortos desde dezembro, por conta do grande fluxo de pessoas na cidade e na grande população do país. Além disso, Wuhan é uma cidade muito conhecida por viajantes e turistas, que acabaram se contaminando e levando a doença para seus locais de origem, sendo assim, esta se espalhou para mais de 164 países, chegando a mais de 1,5 milhão de casos confirmados ao redor do mundo, com mais de 90.000 mortes. [Data da última atualização dos números: 09/04/2020]

O coronavírus já é realidade em todo o globo
O coronavírus já é realidade em todo o globo

Algumas populações sofreram mais que outras. Na Itália, por exemplo, o número de mortos pela doença já passa de 3.000 pessoas e 36.000 contaminadas pelo vírus, lotando os hospitais do país, que já não tem mais capacidade para novos contaminados, entrando em risco de sofrer um colapso pela quantidade de necessitados e a falta de espaço em leitos. No entanto a Itália não é a única com esse problema, diversos países estão sem recursos para auxiliar os hospitais e a saúde pública para atender mais pessoas.

Novo coronavírus (COVID-19)
Novo coronavírus (COVID-19)

 

Como se prevenir contra o COVID-19?

As maneiras de se prevenir contra o novo coronavírus são mais simples do que parecem, no entanto, necessitam de uma mudança cultural no dia a dia de cada um. Lavar as mãos com frequência durante o dia se torna essencial. Por isso, ao chegar em casa, ou tocar em objetos como corrimões de escada, maçanetas de porta, botões de elevador ou qualquer outro local de contato público, é de extrema importância lavar as mãos ou utilizar o álcool em gel. Além disso, é necessário se atentar aos nossos costumes e ações diárias, como coçar os olhos, levar a mão à boca, abraçar e até mesmo dar um aperto de mão. Isso porque este vírus é altamente contagioso, e qualquer contato físico pode ser responsável pelo contágio e disseminação do vírus,  o qual pode causar uma doença respiratória grave, levando os grupos de risco, como idosos, diabéticos e cardíacos ao óbito.

Tenha a consciência de se prevenir e cuidar da saúde coletiva. Dessa forma, leve sempre consigo seu álcool em gel e se for tossir ou espirrar, cubra a boca com um lenço, ou utilize de seu antebraço ao invés das mãos.

Ainda, é notório que, devido à sua alta procura, muitas farmácias e mercados estão ficando sem o álcool em gel. Entretanto, vale ressaltar que receitas caseiras de álcool em gel NÃO são recomendadas, uma vez que não há nenhuma comprovação de sua eficácia, além de poder causar machucados e lesões na pele devido a alta concentração do álcool utilizado.

É recomendável o uso de álcool em gel apenas em situações em que não é possível utilizar uma torneira para lavar as mãos, pois assim como o álcool em gel, os sabonetes também possuem a capacidade de agir contra o vírus, destruindo sua “capa protetora” feita de lipídeos, ou seja, gordura. A única diferença é que enquanto o álcool em gel possui em sua composição o etanol, que é capaz de dissolver esta capa de gordura, o sabão, o detergente, o sabonete líquido ou em barra possuem substâncias chamadas surfactantes, os quais são até mesmo mais eficientes na eliminação de gorduras. Assim, escolha lavar as mãos em casa ou qualquer lugar que tenha torneira e sabão, economizando e deixando o álcool em gel para todo mundo. Uma pessoa com um estoque de álcool em gel, mas cercada por pessoas infectadas que não tem acesso ao produto fica menos protegida do que se todos tiverem acesso a este.

Por isso, se atente! E se possível, evite multidões e aglomerações. Lembre-se, além de contribuir com sua saúde, você estará contribuindo com a saúde coletiva.

Pessoa lavando as mãos

Como a metodologia 5S pode auxiliar nesse momento de crise de saúde pública?

metodologia 5S, já explicada anteriormente, se trata de um programa de gestão de qualidade que aperfeiçoa a organização, padronização e limpeza de um determinado local, usado principalmente em empresas. Você pode clicar aqui para adquirir um e-book gratuito e entender melhor sobre o Programa 5S.

Mesmo sendo aplicada inicialmente em indústrias automobilísticas, a metodologia 5S vem sendo utilizada em diversos locais. O estado de alarme dos hospitais pode ser melhorado pela metodologia 5S, inserida no pensamento lean. Por isso, durante essa crise do coronavírus, alguns hospitais brasileiros estão aplicando esta metodologia, empregando-a, por exemplo, na organização do fluxo de pacientes, separando-os de acordo com a emergência e gravidade ainda na sala de espera. Isso não só reduz o tempo de atendimento, como também faz com que o paciente se sinta mais bem cuidado ao invés de ficar sentado na sala de espera por horas. Além disso, a organização dos pacientes desde a sala de espera evita o contágio do vírus a outros pacientes.

De fato, a aplicação do lean muda completamente a cultura do local, bem como a padronização dos processos industriais e, neste caso, hospitalares. Você pode entender os benefícios do lean manufacturing clicando aqui.

No caso dos hospitais que estão aplicando tal metodologia, é indispensável a determinação de um funcionário para organizar e gerenciar o tempo, desde o momento de internação até o horário de alta dos enfermos. Em caso de atrasos, os médicos são cobrados e busca-se entender o porquê a fim de solucionar tal demora. Isso promove uma maior rotatividade de pacientes e faz com que a unidade de saúde consiga atender melhor a demanda durante esta crise de saúde pública. Outra mudança foi a de evitar que pacientes ficassem circulando pela sala de espera. Ao invés disso, a enfermeira vai até ele, evitando a propagação e/ou contágio do vírus a outros pacientes. Esses são exemplos de procedimentos aplicados em hospitais. Existem diversos outros procedimentos que podem ser aplicados os quais pertencem a metodologia 5S. Saiba como aplicá-los clicando aqui.

Em contrapartida, é necessário ressaltar que esta maneira com que os hospitais estão se organizando ajuda a população e os atendimentos emergenciais como um todo.  Entretanto, não procure a rede pública de saúde caso você tenha apenas alguns sintomas da doençaFique em casa! Dê a preferência para que está muito mal durante essa pandemia e, se esse for seu caso, aí sim procure um hospital. É de extrema importância a conscientização da população em evitar locais públicos e, se possível, aderir a quarentena voluntária. Isso ajuda não só a retardar a disseminação e propagação do vírus, como também reduz a superlotação dos hospitais públicos, auxiliando nesse momento de crise de saúde pública.

Leito hospitalar

Ficou interessado?

Compreendido como a padronização, a organização e a limpeza, inseridos no pensamento lean e na metodologia 5S, podem otimizar os processos operacionais no sistema de saúde? Ainda tem alguma dúvida sobre a metodologia 5S? Entre em contato!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos