A pegada ecológica e o impacto do ser humano no planeta

A pegada ecológica e o impacto do ser humano no planeta

Já se perguntou o quanto suas ações impactam no meio ambiente? Já ouviu falar sobre pegada ecológica? É o conjunto de impactos que qualquer ação causa sobre o meio ambiente e a natureza. Quer saber a origem do conceito e ver algumas dicas para diminuir nossa pegada ecológica no planeta? Vem mergulhar nessa leitura com a gente!

Antes de começarmos, tenho uma dica especial para você que se interessa em sustentabilidade e estratégias para reduzir a emissão de carbono no planeta. A Química Jr. desenvolveu um e-book completo e gratuito sobre o nosso Projeto Verde, que trabalha a neutralização de carbono. Acesse e garanta logo o seu!

O que é a Pegada Ecológica?

É um termo que está em discussão desde a década de 1990, que aborda sobre a capacidade do planeta de suportar o consumo de seus recursos. O conceito de Pegada Ambiental foi definido em 1993 por William Rees e Mathis Wackernagel, os quais contribuíram muito para a discussão. Esse conceito consiste em saber o impacto nos recursos naturais causado pelo consumo humano. Mais recentemente, o professor Geoffrey P. Hammond afirmou que os conceitos de Pegada Ambiental e Pegada Ecológica são equivalentes.

A Pegada Ecológica nada mais é que um indicador de sustentabilidade, que compara a capacidade do planeta em repor seus recursos naturais com a demanda humana de elaboração de bens de consumo e serviços. Essa capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pela produção humana é chamada também de biocapacidade da natureza. A Pegada Ecológica, metodologia de contabilidade ambiental, é expressa em hectares globais (gha), que significa a capacidade produtiva de um hectare de terra ou água, considerando a produtividade média mundial.

Esse indicador de sustentabilidade, Pegada Ecológica, é muito pertinente para conseguir mensurar os riscos de esgotamento de recursos, a demanda exagerada de bens de consumo e serviços, muito potencializada pelo modelo econômico atual. A partir desses dados e análises sobre a situação atual do planeta, dos recursos, e do modo como é usado esses recursos naturais, há a preocupação da sustentabilidade, que significa diminuir os impactos gerados na natureza e preservar o planeta para as gerações futuras. É preciso repensarmos o modo de vida que levamos, o consumo atual não é compatível com a recuperação dos recursos naturais.

Preservar a natureza e diminuir a pegada ecológica é essencial para o futuro
Preservar a natureza e diminuir a pegada ecológica é essencial para o futuro

Para calcular esse indicador ambiental é preciso levar em conta diversas formas de uso dos recursos naturais, contabilizando o consumo de recursos da natureza biológicos renováveis. O método para calcular a Pegada Ecológica total é dividir em subpegadas, que representa cada tipo de consumo em hectares globais e depois somá-las.

Explicitando um pouco mais sobre cada subpegada, temos:

– Pegada de retenção de carbono: é a quantidade de floresta necessária para absorver o CO2 emitido na atmosfera que os oceanos não conseguiram absorver;

-Pegada de pastagem: é a área necessária para criação de gado com a finalidade de produzir leite, couro, lã e carne;

-Pegada florestal: consumo anual de madeira;

-Pegada de pesqueiros: produção necessária que viabiliza o sustento dos peixes, mariscos de água doce e salgada;

-Pegada de área de cultivo: é a área que precisa para o plantio de alimentos, para humanos e animais (rações), borracha e oleaginosas com fins comerciais;

-Pegada de áreas construídas: representada pelo espaço construído pelos humanos com infraestrutura, como transportes, moradia, geração de energia, indústrias e reservatórios.

É possível citar outros indicadores do impacto ambiental que os humanos produzem no planeta, dois desses indicadores mais conhecidos são a Pegada de Carbono e Pegada Hídrica.

Pegada Hídrica é medida em litros e representa o impacto na hidrosfera. Já a Pegada de Carbono mensura a quantidade de dióxido de carbono que foi emitido na atmosfera tanto pelas ações humanas quanto a vida útil de um produto, representando o impacto na atmosfera.

Pegada de Carbono é muito conhecida entre as pessoas por ser um assunto de elevada preocupação nos dias atuais, é relacionada com o Efeito Estufa e o conceito de carbono equivalente, que é a representação dos gases de Efeito Estufa na forma de CO2. Os Gases de Efeito Estufa (GEE), por exemplo metano e ozônio, podem ser representados em ‘carbono equivalente’, se o GEE possui um pontencial maior de causar o Efeito Estufa ele será representado com maior quantidade de carbono equivalente.

Esse conceito de carbono equivalente é relacionado com os créditos de carbono, expresso em unidades que correspondem a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente. O crédito de carbono surgiu com o Protocolo de Quioto e serve para calcular a redução de emissão dos GEEs e possui um valor comercial.

As nações que promovem redução na emissão dos Gases de Efeito Estufa podem comercializar os seus créditos de carbono com outra nação que não esteja promovendo uma política de redução dos GEEs. É uma prática que não inibe o aumento da emissão dos GEEs a nível global, pois um país compensa o outro em relação às emissões de gases. Saiba mais sobre o benefícios da neutralização de carbono clicando aqui.

A Pegada de Carbono é um dos resultados da enorme demanda por indústrias
A Pegada de Carbono é um dos resultados da enorme demanda por indústrias

Conhecendo mais sobre a pegada ecológica, pode surgir a pergunta: Como eu posso diminuir essa pegada?  Só as grandes indústrias que podem e devem diminuir ela? A resposta para essa última pergunta é não. Todos podemos trabalhar em conjunto para diminuir a pegada ecológica e isso feito através das nossas açõespor mais pequenas que elas sejam.

A continuação, algumas dicas de como você pode contribuir para diminuir a pegada de ecológica do planeta:

1. Faça um planejamento na hora de fazer compras

O intuito é evitar o desperdício e comprar o que a gente realmente precisa. Então quando for realizar compras, faça um planejamento para evitar comprar coisas desnecessárias ou em quantidades muito grandes que você não conseguirá consumir.  Uma dica para conseguir esse planejamento é por exemplo, na hora de ir no mercado fazer uma lista contendo os itens que você precisa comprar e a quantidade necessária. Existem muitas outras dicas nesse aspecto, a cultura do minimalismo aborda bastante delas e se baseia nesse conceito de comprar e possuir unicamente o indispensável.

2. Prefira sacolas e embalagens reutilizáveis

Seguindo na mesma linha da dica anterior, outra ação que ajuda muito a diminuir a pegada de carbono é tentar reduzir o nosso uso de plástico no dia a dia. Isto pode ser feito de diversas formas, por exemplo usando sacolas de tela ao invés de plástico, ou se utilizar sacolas de plástico, tentar reutilizar elas o tempo todo. Também é possível utilizar embalagens recicláveis, mesmo sendo de plástico, ou de vidro. Essas embalagens podem ser limpadas e reutilizadas para armazenar diferentes objetos.

3. Evite comidas processadas e prefira itens cultivados localmente

Os alimentos processados são muito práticos e ajudam a economizar tempo e dinheiro, porém eles fazem muito mal para a saúde e além disso, a produção desses alimentos tem como consequência um impacto muito grande para o meio ambiente. Por isso, sempre que possível, tente evitar o consumo desses produtos.

Pelo contrário, prefira produtos que sejam cultivados de forma local. Isto porque, comprar alimentos que são cultivados em lugares mais distantes, pode aumentar sua pegada de carbono. Já adquirindo esses alimentos de fazendas locais e nas feiras evitamos esse problema. Uma outra opção é criar a sua própria horta em casa, mesmo se não tiver muito espaço para isso, inclusive é possível fazer ela na janela.

4. Neutralize seu Carbono

Praticamente todas as atividades que emitem carbono que podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, governo, entre outras entidades, podem ser neutralizadas. Pensando nesse objetivo de neutralizar o carbono, a Química Jr. trabalha com o Projeto Verde.

Como mencionado, o Projeto Verde tem como objetivo fazer a compensação de carbono devido ao impacto ambiental causado por um evento, empresa ou instituição. O impacto é calculado em toneladas de carbono e convertido em mudas de árvores, as quais são plantadas na cidade de Américo Brasiliense, isto graças à parceria que a Química Jr. possui com a Prefeitura de Américo Brasiliense.

O Projeto também possui um lado social, porque no final de cada projeto é feita uma aula de educação ambiental para as crianças de diferentes escolas de Américo Brasiliense. Isto com o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre a importância de cuidar do meio ambiente e da sustentabilidade, que inclusive é um dos valores da Química Jr. Agora que voce já conhece o Projeto Verde, conheça o impacto do mesmo clicando aqui.

Membros da Química Jr. dando aula ambiental para as crianças de Américo Brasiliense
Membros da Química Jr. dando aula ambiental para as crianças de Américo Brasiliense

Gostou das dicas? Quer conhecer com mais detalhes o trabalho da Química Jr? Clique aqui. Se você quer tornar sua empresa sustentável ou seu evento amigável com o meio ambiente, entre em contato conosco!

Para saber mais sobre o Projeto Verde e como ele funciona, acesse nosso ebook gratuito sobre o tema.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos