6 Problemas Mais Comuns em Empresas: como resolvê-los

6 Problemas Mais Comuns em Empresas: como resolvê-los

Abrir e gerenciar um negócio, principalmente no Brasil, onde há uma grande burocracia, não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso cuidar da empresa, da produção, dos funcionários, de toda a papelada jurídica e administrativa e claro, das vendas. Há diversos aspectos a considerar e manter tudo isso funcionando perfeitamente é um grande desafio. Por isso, é absolutamente normal que surjam problemas nesse caminho.

Muitas vezes estamos tão ocupados que acabamos não percebendo esses problemas, daí a importância de ouvir os funcionários e ter uma resposta (feedback) dos clientes.

Vendedor de frutas, pequeno empreendedor

Entretanto, algumas vezes esses problemas levam um certo tempo para serem percebidos e mais um tempo para ser corrigidos. Além disso, por serem comuns em muitos negócios, até mesmo nos mais rigidamente gerenciados, é de se esperar que em algum momento você tenha que lidar com algum deles. Assim, em primeiro lugar é preciso saber como preveni-los. E, se mesmo assim, caso algum deles venham a ocorrer, é importante solucioná-lo o mais rápido possível. Para isso, é essencial que você já tenha um conhecimento prévio do assunto e saiba como agir.

Embora na teoria tudo pareça muito simples, na prática não é bem assim. Somente a experiência vai lhe ensinar de verdade como corrigir esses erros da melhor maneira. Nosso papel aqui é guiar você, mostrar alguns atalhos, caminhos e possibilidades, para que você consiga adaptá-los ao seu negócio e encontrar a melhor maneira de solucionar esses problemas o mais rápido possível.

Por esse motivo, listamos os 6 problemas mais comuns nas empresas e apresentamos algumas soluções:

1) Empresa não possui um propósito

Propósito da empresa: tiro ao alvo

Toda empresa possui uma proposta de valor, ou seja, o que ela oferece ao mercado. Você deve saber qual é a proposta da sua. Entretanto, muitas vezes para responder o que oferecemos ao mercado pensamos logo de cara no produto/serviços que vendemos e depois em como faremos para vender esse produto/serviço. Por exemplo, uma loja de carros. Talvez o primeiro pensamento do proprietário seja “Tenho carros, agora preciso vendê-los”.

Contudo, essa linha de raciocínio pode acabar te levando a tomar decisões menos assertivas ou se tornar mais um empresário comum. Para se destacar e atrair mais clientes queremos ser diferenciais em nossos negócios não é mesmo? Mas então como fazer isso?

A resposta é comece pelo problema que seu negócio resolve. Acontece que pessoas não compram simplesmente por comprar, elas compram para resolver seus problemas. Por exemplo, pessoas de classe média que precisam se locomover rapidamente pela cidade. O problema é a locomoção. Como resolver? Oferecendo algum produto que facilite a locomoção. Possível solução: vender carros populares.

Se esse fosse um problema fosse locomoção rápida, confortável e diferenciada, poderia ser oferecido carros de luxo ou helicópteros, por exemplo.

Faça essas perguntas para você mesmo:

– Qual problema o meu negócio resolve?
– Quem possui esse problema? Onde essas pessoas estão?
– Como este problema poderia ser resolvido?
– Que produto/serviço eu ofereço para resolver esse problema?
– Alguém mais oferece esse produto/serviço? Se sim, o que eu ofereço de diferente?

2) Empresa não sabe como alcançar seus objetivos

Bússola e mapa, representado o plano a ser traçado

Uma vez que você já sabe o propósito da sua empresa, organize suas ambições. Onde você quer chegar? Planeje suas ações por meio de prazos e metas. Lembre-se de ser realista e dar um passo de cada vez. Estabeleça prazos e metas que realmente façam sentido. É melhor subir um degrau de cada vez do que tentar subir vários e tropeçar. Cumprir uma meta realista é muito mais satisfatório do que não cumprir uma meta exagerada. Além disso, a motivação da equipe é muito maior quando o objetivo parece alcançável, e é muito mais fácil enxergar o propósito daquilo que se está fazendo. Sempre acompanhe os resultados de perto, e se necessário adapte as metas.

3) Funcionários Insatisfeitos e Desunidos

Em primeiro lugar os funcionários precisam ver um sentido naquilo que fazem e se sentir motivados. Em segundo lugar, como diria aquele ditado “uma andorinha só não faz verão”, não somente um ou outro devem estar motivados, mas todos (sim, é difícil que absolutamente 100% dos colaboradores estejam motivados, mas se a grande maioria estiver ela contribui positivamente para motivar aqueles que não estão motivados).

Mas não acaba por aí, mesmo que motivados individualmente, os funcionários são um time, e precisam trabalhar em equipe para conseguir seus objetivos e bater metas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ICESI University, uma equipe de profissionais é 65% mais produtiva quando utiliza-se de métodos de trabalho em equipe e é possível aumentar os lucros da sua organização em até 90% ao ano a partir do investimento no trabalho em equipe.

Entre os resultados que podem ser obtidos, têm-se:

– Soluções mais rápidas
– Mais qualidade e criatividade
– Maior rentabilidade
– Melhor comunicação
– Maior realização pessoal da equipe

Nesse contexto, uma das vantagens do trabalho em equipe está na realização pessoal que pode ser gerada em cada colaborador. Dados do Jornal do Empreendedor, dividir tarefas e compartilhar conhecimentos pode ser um gatilho para o aumento do engajamento do seu time e, por consequência, da produtividade.

Como trabalhar em equipe na empresa? Um dos pontos iniciais é a definição do objetivo principal, este que todos irão querer conquistá-lo através do trabalho coletivo e que, para isso, cada um deverá desenvolver uma função.

Além disso, é possível desenvolver o trabalho em equipe usando algumas alternativas simples de motivação e encorajamento de convivência.

Comemorar as vitórias e metas alcançadas ressaltando a importância do trabalho em equipe no sucesso é uma ótima forma de incentivar esse comportamento.

Dessa forma, uma das estratégias adotadas é o endomarketing  ou marketing interno voltado para ações internas na empresa, uma vez que o principal objetivo é melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada. Entre as vantagens de Se adotar o endomarketing estão:

1- aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
2- melhoria do clima interno
3- sensação de pertencimento dos colaboradores

Além disso, as dinâmicas e outros exercícios que possibilitam que os funcionários se conheçam melhor podem auxiliar no processo.

Dinâmicas são um assunto delicado. Alguns não gostam da ideia, e isso normalmente vem da quantidade enorme de exercícios inadequados aplicados no mercado. As dinâmicas para estimular o trabalho em equipe nunca devem ser do tipo que podem ser interpretadas como “pagação de mico”.

Deve-se buscar exercícios que não gerem situações constrangedoras, que ajudem a desenvolver habilidades e que não forcem os colaboradores a dar informações que podem ser consideradas pessoais demais.

Trabalho em equipe, funcionários dando as mãos

4) Falta de organização

Gestão do conhecimento é o conservar, criar, organizar, compartilhar e usar o conhecimento obtido por uma organização ao longo de sua existência. Ou seja, é utilizar no presente, informações e conhecimentos obtidos no passado, para economizar tempo e dinheiro. Dessa maneira evita-se cometer os mesmos erros do passado e tem-se um maior embasamento para ações futuras.

Uma boa gestão do conhecimento tem como resultados:

– Maior competitividade
– Redução dos custos e tempo de produção
– Decisões mais rápidas e resultados mais eficientes
– Maior capacidade de identificar oportunidades de mercado

Quadro com tarefas organizadas, para garantir a gestão do conhecimento

Como organizar todas essas informações? Graças à tecnologia tem-se inúmeras ferramentas que permitem realizar a gestão do conhecimento de forma simples e rápida. Entre elas podemos citar:

Pipefy: plataforma online, grátis e customizável, funciona com cards e checklists, auxiliando a empresa/organização a executar todos os processos em um só lugar. Ele divide as atividades em fluxo de trabalho (a fazer, fazendo e concluído). É possível adicionar a prioridade de cada tarefa, os responsáveis por estas e o prazo de entrega, além de fazer comentários.

Bitrix24: plataforma gratuita e colaborativa (todos os funcionários podem contribuir), integra vários setores da empresa e possui diversos recursos como intranet, bate-papo, gerenciamento de projetos, documentos e e-mails, CRM, telefonia entre outros.

Google Drive: no google drive, tudo é armazenado na nuvem, ou seja, não ocupa espaço em disco. É possível criar pastas e organizar os arquivos como se desejar. Além disso, o google drive permite o compartilhamento de arquivos, possibilitando que várias pessoas trabalhem juntas em um mesmo documento. O google drive ainda possui uma ferramenta de busca, permitindo localizar arquivos pelo nome. Para completar, com o Google Apps For Work, é possível tornar o gmail o sistema de gerenciamento de e-mails e o otimizar a agenda com o Google Agenda.

5) Ausência de Hábitos de Sucesso

Existem alguns hábitos que estão diretamente ligados ao sucesso de grandes empresas. É claro que é muito difícil conseguir o sucesso de uma hora para a outra, mas algumas pequenas atitudes ao longo do tempo podem fazer muita diferença. É o famoso “poder do hábito”. Colocar em prática esses hábitos pode apresentar resultados de grande impacto. Não é à toa que empresas como Coca-Cola e Toyota aplicam algumas dessas dessas filosofias, como o lean manufacturing e o 5S. No nosso blog, já fizemos um post listando 10 atitudes para se tornar um empreendedor de sucesso (clique aqui para saber mais), vale a pena dar uma conferida.

6) Acomodação

Acomodado, homem deitado na rede

Mesmo que nenhum dos problemas citados acima esteja presente, a empresa nunca pode se acomodar. A empresa nunca deve achar que seu mercado está garantido. Deve estar sempre procurando novas alternativas e maneiras de se reinventar, investindo em inovação e em melhorias do seu processo. O mercado muda rapidamente, e a reação das empresas deve ser rápida e certeira. Lembre-se da Nokia. Há 10 anos atrás a empresa dominava o mercado de telefones celulares. Mesmo com a ascensão de apple e samsung, a Nokia manteve o apego aos seus produtos já existentes. Resultado: quando pensou em reagir já era tarde demais e em poucos anos foi engolida pelas concorrentes

Mas como inovar? Não existe uma fórmula mágica, mas alguns hábitos podem te levar para o caminho certo. Estudar bastante e estar sempre atualizado para enxergar oportunidades de mercado. Investir e arriscar com planejamento, correr riscos calculados. Como buscar melhorias? Além da metodologia 5S, que é mais geral e serve para a cultura da empresa como um topo. Uma forma mais direta de analisar a eficiência de um processo é a cronoanálise. A cronoanálise é uma cronometragem do tempo padrão de cada atividade em uma linha de operação. Com ela é possível estimar a capacidade produtiva, os custos de mão-de-obra e com isso melhorar o planejamento financeiro. Clique aqui para saber mais sobre a cronoanálise.

E aí? Identificou alguns desses problemas na sua empresa? Quer evitar que eles venham a surgir no futuro?

A Química Júnior oferece tanto a cronoanálise como o treinamento 5S por um preço abaixo do mercado (saiba mais) e com a garantia de qualidade UNESP! Solicite já um orçamento, é grátis e rápido.

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