10 Dicas Para ser um Empreendedor de Sucesso

10 Dicas Para ser um Empreendedor de Sucesso

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Empreendedorismo é a capacidade de idealizar, coordenar e executar projetos, serviços e negócios com valor. Note que o empreendedorismo é uma “capacidade”, ou seja, uma habilidade. Sim, uma habilidade, assim como correr rápido, ser bom com números, ter boa memória ou ser comunicativo. É notável que algumas pessoas já nascem com uma facilidade maior em alguns quesitos, o chamado talento. Entretanto, toda habilidade pode ser estimulada e desenvolvida. E mesmo aqueles que por natureza possuem algum talento precisam praticá-lo e aperfeiçoá-lo. Será que Pelé teria sido o mesmo se não tivesse treinado? Ou será que Einstein teria formulado suas equações se não tivesse estudado? Todos nós temos diversos talentos que muitas vezes descobrimos sem querer ou acabamos nem mesmo percebendo. Mas lembre-se, de nada vale uma habilidade se ela não for colocada em prática. Por esse motivo é necessário transformar o empreendedorismo em empreender. Ou seja, agir e colocar suas ideias em ação.

Garoto sem camisa e chapéu de palha tocando violino

POR QUE SER EMPREENDEDOR?

Muito além de tentar ganhar mais dinheiro, a atividade empreendedora trás inúmeros benefícios. Tanto para o empreendedor como para a comunidade e a economia do país. Como por exemplo:

– Realização pessoal: muitas pessoas tem o sonho de ter o próprio negócio, de fazer aquilo que gostam, tomar suas próprias decisões e defender as ideias em que acreditam. Um pequeno empresário, pode até ganhar menos que um executivo ou funcionário público por exemplo, mas fazer o que gosta e por conta própria torna sua satisfação profissional muito maior.

– Desenvolvimento pessoal e profissional: gerir o próprio negócio desenvolve uma série de habilidades que não seriam estimuladas em outros empregos, como aprender a ter confiança, ser pró-ativo e enxergar oportunidades

– Estimula o desenvolvimento local: a presença de pequenos empreendedores descentraliza as ações econômicas, distribui melhor o capital e gera empregos. Além disso, economias diversificadas são mais resistentes à crises

QUEM PODE EMPREENDER?

Barraca de frutas com vendedor, pequeno empreendedor

Absolutamente TODAS as pessoas podem empreender! Como já foi dito, o empreendedorismo é uma habilidade, que pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa. O que diferencia uma pessoa não empreendedora de uma pessoa empreendedora é somente a iniciativa. É preciso ter iniciativa para tomar decisões e colocar suas ideias em prática. Não são todas as pessoas que tem esse tipo de motivação ou vontade o suficiente para romper essa barreira da iniciativa. Por esse motivo, o escrito e profissional de marketing Paulo Macedo infere “Todo mundo pode empreender, mas nem todo mundo vai”.

Mas calma lá. Não é todo mundo que quer ser jogador de futebol e se torna um Messi ou Cristiano Ronaldo. Da mesma maneira nem todo mundo que quer ser empreendedor se torna um Bill Gates. E isso é totalmente normal. Você pode não mudar o mundo como Steve Jobs, mas pode mudar o seu mundo, se realizar como pessoa e ter uma vida melhor.

COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO?

Bem, não existe nenhuma fórmula mágica para se tornar um empreendedor de sucesso. Cada pessoa enxerga sonha, aprende e enxerga as oportunidades de uma maneira diferente, consequentemente, cada empreendedor traça seu próprio caminho. Muitas vezes uma ação fundamental para um empreendedor pode ser indiferente para outro. Algumas pessoas conseguem pensar melhor pela manhã, outras à noite. Algumas preferem estudar sozinhas, outras em grupo. Algumas precisam estar em silêncio para se concentrar, outras nem tanto. Cabe a você mesmo identificar como seu trabalho rende melhor e tentar adaptar sua rotina para maximizar seu rendimento.

Mesa de madeira vista de cima, com notebook, celular, café e a palavra “dream” que significa “sonho”

Contudo, algumas ações e hábitos estão diretamente ligados ao sucesso. Infelizmente não significa que executando todas elas o resultado irá aparecer automaticamente, mas as chances de ser bem sucedido aumentam e MUITO. Por isso, separamos 10 hábitos que podem te ajudar a ser um empreendedor de sucesso.

 10 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

1) Tenha Iniciativa: não espere que alguém lhe diga um problema a ser solucionado. Saia da zona de conforto, quebre a barreira da iniciativa e dê o primeiro passo. Seja pró ativo, tome a iniciativa e coloque suas ideias em prática *criatividade

2) Esteja Sempre Atualizado: esteja sempre por dentro das tendências do mercado. Dessa maneira será muito mais fácil entender o perfil do cliente, enxergar e prever oportunidades de negócio, e sempre oferecer novidades para seus clientes. Além disso, com uma visão de mercado você também pode prever dificuldades e estar melhor preparado para tempos de crise.

3) Tenha qualidade: ofereça um produto ou serviço de qualidade. Não se acomode, mantenha a excelência da sua marca. Seja sempre verdadeirocumpra tudo o que prometer e supere as expectativas do cliente. Lembre-se, não há propaganda melhor do que um cliente satisfeito

4) Não tenha medo de arriscar: acha que uma determinada mudança pode melhorar sua produtividade, mas tem o risco de não dar certo? Arrisque de maneira consciente: não comprometa a saúde financeira da empresa, separe uma parte do seu dinheiro para investir e somente corra riscos calculados.

5) Seja persistente: nem sempre os negócios engrenam de primeira, tenha perseverança. Lembre-se você pode falhar várias e várias vezes, mas basta uma única tentativa certeira para transformar o seu negócio e a sua vida.

Cartaz inovação

6) Seja determinado e comprometido: resultados não caem do céu. Coloque em prática todas as suas ideias. É claro que você terá bastante trabalho, mas não se sobrecarregue demais, pois isso pode atrapalhar sua motivação, além de reduzir a produtividade. Seja objetivo: estabeleça tarefas objetivas, para evitar a procrastinação. Há muitas maneiras para se organizar e manter a produtividade elevada, como pelo uso de uma agenda ou mesmos softwares. Clique aqui e conheça 7 Atitudes para melhorar sua produtividade no trabalho

7) Crie metas e acompanhe seu desempenho: estabeleça prazos e metas. Mas é claro, seja realista, estabeleça metas que realmente façam sentido para o seu negócio. É melhor dar um passo firme de cada vez do que tentar dar um passo muito longo e tropeçar. Acompanhe os resultados e se for necessário, adapte esses planos. A sensação de ter uma meta plausível alcançada é muito mais satisfatória do que ter uma meta superestimada não cumprida. E acredite, isso pode influenciar muito na sua motivação.

8) Tenha autoconfiança: você é o seu chefe. Estude, se prepare e tome as decisões que você confia. Afinal, quem pode acreditar que o seu negócio vai dar certo se não você mesmo?

9) Tenha uma boa rede de contatos: tenha por perto pessoas que possam te ajudar. Muitas vezes dentro do negócio estamos muito ocupados com os afazeres do dia a dia e não percebemos alguns problemas. Uma visão externa pode enxergar pontos a melhorar e fazer observações que podem ser de grande ajuda. Além disso, pessoas com conhecimento na área do seu negócio ou com conhecimento empreendedor podem compartilhar experiências e acelerar o seu desenvolvimento.

10) Seja Resiliente e Otimista: encare os erros como uma oportunidade de aprender, pensar positivamente relaxa a mente e facilita o fluxo de ideias. Além disso, resistir, se adaptar e tentar novamente é fundamental. Vários obstáculos e dificuldades irão surgir. Cabe a você saber administrá-las e seguir em frente, mais sábio e mais forte

Homem apontando para frente

E aí? Tem alguma ideia interessante? O já faz alguma atividade e quer transformá-la em um grande negócio? Clique aqui e saiba como transformar uma atividade caseira em um grande negócio.

Sabia que a Química Júnior já auxiliou um estudante a desenvolver seu próprio negócio de produtos de limpeza, com 6 produtos diferentes? E isso tudo com baixo orçamento.

E você? Qual é o seu sonho?

Entre em contato!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos Artigos